Uma torre construída com um cano cilíndrico de 12m é instalada verticalmente com o apoio de três cabos de aço, sendo cada um deles conectado ao solo e ao topo da torre. Os pontos de fixação ao solo são todos distantes 2m da base da torre e equidistantes entre si. Assuma que os cabos são igualmente tensionados e inextensíveis, e que o sistema formado pela torre e suas estaias (cabos) está completamente estático. Com base nos vetores força atuando na torre, pode-se afirmar corretamente que
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(MACKENZIE) Os fungos constituem um grupo de organismos com características que lembram um vegetal, mas com outras que lembram um animal. Foram, no passado, considerados como vegetais e, atualmente, são colocados em um reino próprio, o Reino Fungi.
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UNICENTRO) Observe, no esquema, as indicações de I a VI, relacionadas com o tecido muscular e, com base nos conhecimentos sobre estrutura e função dos tecidos musculares, responda às questões a seguir.
A alternativa que apresenta duas indicações corretas é:
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(PUC-CAMP) Muitos experimentos demonstram o efeito que a luz exerce sobre certos processos realizados pelas plantas. Um deles é apresentado a seguir. Três lotes de coleóptiles foram submetidos à iluminação unilateral e preparados da seguinte maneira:
I. inteiros, com os ápices descobertos;
II. inteiros, com os ápices cobertos por papel opaco;
III. sem os ápices.
Espera-se que ocorra fototropismo
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.
Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No texto a seguir, o médico e escritor Dráuzio Varella, que pertence a uma família de imigrantes italianos, descreve a casa onde ele e sua família moravam que ficava localizada no bairro do Brás na cidade de São Paulo.
“[...]era uma moradia coletiva, para três famílias, comum nos bairros operários.[...] Para entrar, subíamos uma escadinha de cinco degraus e chegávamos num pequeno alpendre: à esquerda ficava a cozinha, com fogão a lenha e uma chaminé; à direita, uma porta dava acesso à sala, que tinha uma mesa de jantar e um guarda-louça.[...] Atravessando a sala, vinha o quarto, com a cama dos meus pais, os criado-mudos e duas caminhas, uma de cada lado; em frente, uma camiseira e o guarda-roupa de casal. Os móveis eram de madeira escura, pesados de arrastar,
Seguindo o corredor de entrada, depois da nossa cozinha vinha o banheiro - um só para as três famílias -, com chuveiro frio e um cheiro de bolor que nunca esqueci.”[...]
a) Qual o nome do tipo de moradia coletiva descrita no texto?
b) Por que esse tipo de moradia era comum nessa época?
c) Em 1904, o presidente da república, Rodrigues Alves, resolveu modificar o centro da cidade do Rio de Janeiro, que, naquela época, era a capital do país. Com a ajuda do prefeito da cidade, Francisco Pereira Passos, as casas mais velhas e precárias e os cortiços foram destruídos.
Para onde se mudaram os moradores dos cortiços e das regiões mais pobres da cidade?