(UECE) Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o filo porífera.
( ) Poríferos são animais vertebrados aquáticos que apresentam poros pelo corpo.
( ) Poríferos são sésseis, ou seja, ficam fixados em um substrato.
( ) Esponjas vivem de forma solitária e em ecossistemas marinhos.
( ) Algumas esponjas apresentam toxinas como defesa contra seus predadores.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O governo arma-se desde agora para o golpe decisivo que pretende desferir 1 contra os direitos e liberdades dos cidadãos deste país. A vacinação e revacinação vão ser lei dentro em breve, não obstante o clamor levantado de todos os pontos e que foi ecoar na Câmara dos Deputados através de diversas representações assinadas por milhares de pessoas.
De posse desta clava 2, que o incondicionalismo 3 bajulador 4 e mesureiro 5 preparou, vai o governo do Sr. Rodrigues Alves saber se o povo brasileiro já se acanalhou a ponto de abrir as portas do lar à violência ou se conserva ainda as tradições de brio 6 e de dignidade com que, da monarquia democrática passou a esta república de iniquidade 7 e privilégios.
O atentado planejado alveja 8 o que de mais sagrado contém o patrimônio de cada cidadão: pretende se esmagar a liberdade individual sob a força bruta [...]
Correio da Manhã, 7 out. 1904.
Disponível em: <www1.uol.com.br/rionosjornais/rj10.htm>. Acesso em: 25 mar. 2014.
Vocabulário
1. desferir: lançar, dar.
2. clava: pau mais grosso numa das extremidades, usado como arma.
3. incondicionalismo: submissão absoluta, total a alguém.
4. bajulador: que ou quem faz bajulações, que louva e exagera os méritos de alguém com fins interesseiros.
5. mesureiro: cerimonioso, reverente.
6. brio: sentimento de honra.
7. iniquidade: ato ou comportamento contrário à moral, à religião, à justiça, à igualdade, etc.
8. alveja: atinge, acertar no alvo. do planejamento do governo republicano na área de saúde, que beneficiava a população em geral.
Considerando o trecho do jornal e o contexto político-social da época, podemos dizer que a Revolta da Vacina ocorreu por causa
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST) A seguinte notícia foi veiculada por ESTADAO.COM.BR/Internacional na terça-feira, 5 de abril de 2011: TÓQUIO - A empresa Tepco informou, nesta terça-feira, que, na água do mar, nas proximidades da usina nuclear de Fukushima, foi detectado nível de iodo radioativo cinco milhões de vezes superior ao limite legal, enquanto o césio-137 apresentou índice 1,1 milhão de vezes maior. Uma amostra recolhida no início de segunda-feira, em uma área marinha próxima ao reator 2 de Fukushima, revelou uma concentração de iodo-131 de 200 mil becquerels por centímetro cúbico.
Se a mesma amostra fosse analisada, novamente, no dia 6 de maio de 2011, o valor obtido para a concentração de iodo-131 seria, aproximadamente, em Bq/cm3,Note e adote: Meia-vida de um material radioativo é o intervalo de tempo em que metade dos núcleos radioativos existentes em uma amostra desse material decaem. A meia-vida do iodo-131 é de 8 dias.
- Língua Portuguesa
Assinale a alternativa que contém, na sequência, a forma correta da substituição da voz passiva analítica pela voz passiva pronominal e, ao mesmo tempo, a substituição dos termos destacados pelos pronomes oblíquos correspondentes.
Era notada no olhar dela uma expressão feliz.
Era vista no rosto dele a palidez da morte.
São vistas no corpo dele as marcas das balas.
Foi notado no rosto dele algo de estranho.
Foi inserida na opinião dele um dado novo.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(UERJ) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
POÉTICA
1
Que é a Poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.
2
Que é o Poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(RICARDO, Cassiano. Jeremias Sem-Chorar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964.)
Nas orações do poema de Cassiano Ricardo, observa-se o uso de:
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(ULBRA) Os conflitos internacionais nos últimos anos se apresentam através de complexas relações e situações políticas. Nesse cenário de desagregação política, podemos citar a região do Oriente Médio, que se mostra numa situação instável e complexa desde a eclosão da Primavera Árabe. Nesse sentido, quais afirmações estão corretas?
I. A ocupação militar dos EUA, no Iraque, objetivou a queda do ditador Saddam Hussein, mas permitiu as disputas políticas internas no país, criando tensão entre grupos rivais.
II. A Síria está no meio de uma guerra civil, evento devastador, criando um número crescente de refugiados e proliferando grupos rebeldes contrários ao chefe de estado Bashar al-Assad.
III. A queda do ditador Muammar Kadafi no governo da Líbia gerou uma disputa entre milícias armadas, a busca do controle do poder na região e a exploração de recursos naturais.
IV. A expansão do estado islâmico representa uma grande ameaça, principalmente, por apresentar algumas características, como, por exemplo, as execuções em massas e a destruição de monumentos históricos.