(UFRN) A prevenção de doenças é um hábito essencial para a saúde humana. Existem alguns comportamentos simples e saudáveis que devemos cultivar sempre. Observe as figuras abaixo, que representam algumas medidas de prevenção contra doenças freqüentes na população humana.
As figuras a, b, c e d indicam, respectivamente, medidas preventivas contra:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
(FUVEST 2014 1° FASE) Três das arestas de um cubo, com um vértice em comum, são também arestas de um tetraedro. A razão entre o volume do tetraedro e o volume do cubo é
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 DIGITAL)
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids
Apesar dos avanços da medicina, a mentalidade em relação à aids e ao HIV continua na década de 1980.
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2016, mostrou que os casos de HIV entre os jovens no Brasil aumentaram consideravelmente. O problema avançou: das 32 321 novas infecções por HIV registradas em 2015, 24,8% aconteceram com pessoas entre 15 e 24 anos.
Muitos apontam como causa o fato de que os adolescentes não conviveram com o auge da epidemia. Mas, para os especialistas, a questão é bem mais complexa. “Continuamos com essa visão hipócrita de que falar sobre sexo incita os mais jovens, e não damos ferramentas para que eles tomem decisões mais seguras em relação à sexualidade”, afirma Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids, programa conjunto da ONU sobre HIV e aids, que tem como meta acabar com a epidemia até 2030.
A questão do preconceito não pode ser separada de uma síndrome estigmatizante como a aids. Leis como a que garante o tratamento gratuito pelo SUS e a que penaliza atos de discriminação ajudam, mas não são suficientes para mudar a mentalidade da sociedade, que ainda enxerga quem vive com o vírus como um “merecedor”. Além disso, o acesso à saúde e à orientação não é igual para todos.
Disponível em: http://revistaplaneta.terra.com.br. Acesso em: 2 set. 2017 (adaptado).
Essa reportagem discute o preconceito de não se falar abertamente sobre sexo com os mais jovens como um fator responsável pelo avanço do número de casos de aids no Brasil. A estratégia usada pelo repórter para tentar desconstruir esse preconceito é
- Química | 2.4 Cinética Química
A liberação dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode provocar depleção de ozônio (O2) na estratosfera. O ozônio estratosférico é responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, a qual é nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de ozônio, é ilustrado simplificadamente na figura.
Quimicamente, a destruição do ozônio na atmosfera por gases CFCs é decorrência da:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos protozoários.
( ) Os radiolários e os foraminíferos apresentam espécies que fazem parte do plâncton.
( ) As amebas são dotadas de cílios e de, no mínimo, dois núcleos.
( ) Os flagelados causam, em humanos, doenças como a Ieishmaniose e a toxoplasmose.
( ) os esporozoários são organismos exclusivamente parasitas, desprovidos de um vacúolo contrátil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UDESC) Um dos compostos empregados como agente de proteção da radiação ultravioleta é o Padimato A, denominação dada à estrutura abaixo, apresenta nos rótulos dos protetores solares comerciais.
Analise as proposições em relação à estrutura do Padimato A
I. Apresenta em sua estrutura a função amina e a função éter.
II. Possui seis carbonos com configuração sp²
III. Apresenta a fórmula molecular C14H21NO2
IV. Realiza ligação de hidrogênio entre suas moléculas.
Assinale a alternativa correta.