Bruxas não existem
Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de “bruxa”.
Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.
Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando “bruxa, bruxa!”.
SCLIAR, M. Disponível em: https://novaescola.org.br. Acesso em: 25 ago. 2020.
Qual procedimento composicional caracteriza a construção do texto?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(ULBRA) Para organizar e gerir uma Unidade de Conservação (UC), um biólogo necessita de uma série de conhecimentos, que abrangem questões biológicas específicas, tais como ecologia de populações e comunidades, ecologia de ecossistemas e ecologia de paisagens, bem como questões de cunho social, como cultura, modo de vida e forma de sustento da população humana que reside no entorno da UC. Entre as questões relacionadas ao conhecimento biológico, assinale, entre as opções abaixo, a que está INCORRETA:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão.
Não foi aqui que nasci
Durante muitos dias, estive ao lado de outros cachorrinhos, bebendo do leite de uma shitzu. Ela então me parecia enorme. Continuei a achá-la assim até quando meus olhos se abriram. E logo começamos, os outros e eu, a andar, se esse é o nome correto, em volta dela. Talvez eu ainda não falasse auês. Não me lembro de ela me dizer, naqueles dias, alguma coisa. Depois sim, mas só depois, ela me ensinaria as primeiras palavras em auês. Assim cheguei a saber um pouco da história de meus antepassados. É verdade que esqueci muita coisa, mas de outras ainda falarei.
Enquanto andávamos por perto, a mãe shitzu já se levantava. Devia sair para comer e fazer suas__________ . Nós éramos os sujinhos. Fazíamos cocô e xixávamos por ali mesmo, e havia uma _________, muito séria, que nos __________, mudava o pano em que ficávamos e resmungava coisas que eu não entendia. Acho agora que talvez estivesse nos dizendo que aquela vida tranquila não era pra sempre. A verdade é que, a partir de uma certa manhã, notei que o número dos outros diminuía. Mas o que eu sabia da vida? Guardei apenas que a shitzu grande passou a gemer, a dar voltas, como se estivesse à procura dos que já não víamos. Onde estava aquele com manchas marrons em quem eu me encostava para dormir? E aquele outro, já não sei de que cor, que sempre queria tomar o peito que eu havia escolhido?
Um dia chegou minha vez. Duas humanas conversaram com a senhora que nos limpava, uma me pegou no colo, me puseram em um carro e saíram por aí. Eu não sabia o que elas faziam, nem o que eu podia fazer. Por que eu estava ali? A humana que tinha me colocado no colo conversava com a outra e, de vez em quando, ambas olhavam para trás, onde tinham me deixado sobre um pano muito macio.
NEGRI, Bruno. Me chamo Lully. Rio de Janeiro: Bookmakers, 2012, p. 14.
No início do segundo parágrafo, três palavras foram substituídas por linhas em branco. Considerando o contexto, assinale a alternativa que contém, pela ordem, as palavras retiradas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir para responder à questão.
Texto I – Verbete
amor (ô). [Do lat. amore.] 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa: amor ao próximo; amor ao patrimônio artístico de sua terra. 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção, culto; adoração: “Amor é um fogo que arde sem se ver” (Luís de Camões, Rimas, p. 135); “Vereis amor da pátria não movido / De prêmio vil, mas alto e quase eterno” (id., Os Lusíadas, I, 10); amor a uma causa. 3. Inclinação ditada por laços de família: amor filial; amor conjugal. 4. Inclinação forte por pessoa de outro sexo, geralmente de caráter sexual, mas que apresenta grande variedade de comportamentos e reações: “Tenho frio e ardo em febre! / O amor me acalma e endouda, o amor me eleva e abate!” (Olavo Bilac, Poesias, p. 124); estar louco de amor; casamento de amor. 5. P. Ext. Atração física e natural entre animais de sexos opostos: Os pombos arrulhavam de amor. 6. Amor (4) passageiro e sem consequência; capricho: Seu amor à prima não passou de fogo de palha. 7. Aventura amorosa; amores (3): Aquele amor foi a desgraça do casal. (...) 9. Afeição, amizade, carinho, simpatia, ternura. 10. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer; entusiasmo, paixão: amor à verdade; amor à natureza; amor ao jogo. 11. Muito cuidado; zelo, carinho: O artesão trabalhava com amor.(...) Pelo amor de Deus. Por caridade; por compaixão. Por amor à arte. Desinteressadamente, gratuitamente. Por amor de. Por causa de; em atenção a: “Aceitar o destino que vier, / Por amor desta terra e desta gente”. (Domingos Carvalho da Silva, Liberdade embora tarde, p.51) [...] FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Nova Edição revista e ampliada. 2 ed. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1986. p.107.
Texto II
“Eu gosto de você
Eu gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor"
Disponível em: <letras.mus.br ›MPB › Tribalistas. Velha Infância> Acesso em: 10 out. 2013.
O verbete apresenta vários significados para a palavra amor. Explique como você identifica a acepção adequada para essa mesma palavra no texto Velha Infância.
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Comunicado
Atenção, jovens!
O título de eleitor é opcional para quem vai completar 16 anos até o dia 3 de outubro de 2010. A partir dos 18 anos, ele é obrigatório. Se você vai votar pela primeira vez, procure o cartório eleitoral para tirar o seu título. O prazo é até 5 de maio. E então?! Vai ficar, tipo assim, aí parado? Se liga, vai deixar outros decidirem as coisas por você? O prazo é até 5 de maio. Justiça Eleitoral.
Tribunal Superior Eleitoral. Campanha publicitária – Eleições 2010. Disponível em: http://www.tse..
A mudança do registro de linguagem, ao final do texto, revela a preocupação do autor com
- História | 5.9 Colonização da América
(UNESP) Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México:
"A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação."
("O labirinto da solidão", 1976.)
Segundo o autor, a luta pela Independência do México