Comunicado
Atenção, jovens!
O título de eleitor é opcional para quem vai completar 16 anos até o dia 3 de outubro de 2010. A partir dos 18 anos, ele é obrigatório. Se você vai votar pela primeira vez, procure o cartório eleitoral para tirar o seu título. O prazo é até 5 de maio. E então?! Vai ficar, tipo assim, aí parado? Se liga, vai deixar outros decidirem as coisas por você? O prazo é até 5 de maio. Justiça Eleitoral.
Tribunal Superior Eleitoral. Campanha publicitária – Eleições 2010. Disponível em: http://www.tse..
A mudança do registro de linguagem, ao final do texto, revela a preocupação do autor com
Questões relacionadas
- Matemática | 06. Determinantes
(UECE) Sobre a equação det M = -1, na qual M é a matriz e detM é o determinante da matriz M, pode-se afirmar corretamente que a equação:
- Matemática | 1.08 Potenciação
Há uma lenda sobre o jogo de xadrez, que pode ser encontrada em vários livros, como "O homem que calculava", de Malba Tahan, e "Matemática Recreativa", de Yakov Perelman.
Segundo essa lenda, um rei, empolgado com as tramas possíveis de serem construídas com esse jogo, pede ao sábio responsável por sua invenção que escolha qualquer coisa do seu reino como forma de gratificação pelo trabalho. O sábio pede como prêmio grãos de trigo.
O rei, bastante surpreso pela simplicidade do pedido, pergunta imediatamente qual é a quantidade desejada. O sábio – deixando o rei ainda mais assustado e intrigado – pede ao soberano que coloque no tabuleiro 1 grão de trigo na primeira casa, 2 grãos na segunda, 4 grãos na terceira, 8 grãos na quarta, 16 na quinta e assim por diante, dobrando sempre até 64ª casa.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br. Acesso em: 12 fev. 2019 (adaptado).
Considerando que um grão de trigo tem massa igual a 0,00000135 g, a massa total de trigo, em tonelada, da última casa do tabuleiro de xadrez preenchida, de acordo com o pedido do sábio, é igual a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(UFPI)
Baseando-se nas imagens acima, julgue os itens subsequentes e escolha o mais adequado para sintetizar a situação descrita:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Cartas se caracterizam por serem textos efêmeros, inscritas no tempo de sua produção e escritas, muitas vezes, no papel que se tem à mão. Por isso, frequentemente, salvo um esforço dos próprios missivistas ou de terceiros, preocupados em preservá-las, facilmente desaparecem, seja pelo corriqueiro de seu conteúdo, seja pela sua fragilidade material. Nem sempre é assim, porém. Temos assistido, nestas duas décadas do século XXI, a um grande interesse pelas chamadas écritures du moi (“escritas do eu”, na expressão de Georges Gusdorf): nunca se estudaram tantas memórias, diários, cartas, quanto nesses últimos tempos. Publicações de memórias, diários, cartas sempre houve. Estudos, no entanto, que os enxergassem como objetos de pesquisa, e não como auxiliares para a interpretação da obra de um escritor, como protagonistas, e não como coadjuvantes, eram raros.
Nesse sentido, engana-se quem abre o volume Cartas provincianas: correspondência entre Gilberto Freyre e Manuel Bandeira, lançado pela Global Editora, e julga deparar-se apenas com um livro de cartas. A organizadora preocupou-se em contextualizar cada uma das 68 cartas, em um trabalho cuidadoso e pormenorizado de reconstituição das condições de produção de cada uma delas, um verdadeiro resgate.
TIN, E. Diálogos intermitentes. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017.
De acordo com o texto, o gênero carta tem assumido a função social de material de cunho científico por
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.
Folha de São Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?