O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.
Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:
Jogador I – Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
Jogador II – Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
Jogador III – Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
Jogador IV – Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
Jogador V – Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.
Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor introduzirá o tema, levantando entre os alunos, seus conhecimentos e
envolvimento com a fotografia. Isso pode ser feito através de debate com perguntas
norteadoras como as exemplificadas abaixo:
- - Você tem o hábito de fotografar o quê?
- - Que tipo de aparelho é usado para realizar suas fotografias?
- - Seus pais têm muitas fotos de antes de você nascer?
- - E seus avôs?
- - Na sua casa tem, ou já teve algum aparelho fotográfico não digital?
- - Você tem ideia de quando surgiu a fotografia?
- Com essa última pergunta, o professor aprofundará na história da Fotografia enquanto
técnica de registro de imagens.
https://www.infoescola.com/artes/fotografia/
possuem apanhados históricos e bem ilustrados das invenções que possibilitaram a criação
da técnica fotográfica tal qual conhecemos hoje.
- Mostre para a turma algumas imagens de aparelhos que visam ilustrar melhor a evolução dos
aparelhos fotográficos existentes no decorrer da história.
Câmera escura.
Disponível:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ1ochLWu8_gy-SBC1QijEH9dxWBRoomAwKDXd7Asi9qytT3aFJ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRs2Fka3krtjI7Rd2_iFyxx_nABJ6DVDfVhfz7xBYmz12M8SSwLSg
Câmera lúcida
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRlG4ekmgx6jlNLxEed0chNHsXhpbD7P6R0zit0HHAn_hn1JXz
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGp4z2xIVsXgSexueAxzUnCIHknbQ7o0RR1eAJ6Tf3nqaER5OpxA
Película
Disponível: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCgH7WBPAegh5T-ns_S3auHmobhhAA_cMcUDjip4On9K5zXC9V
- Se for possível, o professor pode trazer fotos e aparelhos fotográficos antigos, bem
negativos em película e em vidro para que os alunos possam manuseá-los.
- O professor deve levantar com os alunos as diferentes funções da fotografia na sociedade
contemporânea. Também nesse caso, algumas perguntas podem nortear o debate:
- - Onde vemos imagens fotográficas hoje?
- - Quais as funções dessas imagens?
- - Essas imagens representam, necessariamente, a realidade?
- Para cada uma das funções levantadas, é interessante que se apresente imagens para serem
projetadas em aula. É importante que, durante a exibição das imagens, o professor estimule
os alunos a evidenciar todas as informações presentes em cada foto.
Disponível: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTU-%20mCHB8q9D3XKr1loWInjsnkgg7dZ04ALvu_vzcseqs0wiRAsxQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAXMgxdjgEesfPF7MZ1RoRd3cxDGFNPc22dKFB2u1n4CvMFqKnbQ
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNg6GmpWFUIyL26LPNc7I9_VS8Y4FmnPKS8juUvJFxSlz9_3rQ
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVXfUyc1wMf4KPlZd6GEy8xksGRP6Bbhfkzjuj49XrgA0NOXI6
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg771SQiV3HbT_E8DNfz9rLS0g39CxUOmLNMyNlXFfkstXu0wn
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ-X5Q07QKMcsYj4eRMPuJ0K-iS2WOFvSXL7PQLcXj3EFiVX20f
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo03fLng3meYJSSua0EyiMhq_5y667Kgs1g99l04o7R-v_BXd0
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR53HmDcGLK8IrOGz3KTV9OVdEOcl2hZ9zLPTD-sef-v3MzIHRW
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS1lAbcUtp5us6bcPRvSTgGnjwDUdqomzD6R-lD7FqPH4aBybteiw
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT2kOkRg6zBEvyuH1VHTfYZiawnOPuTIghrYn--g4poo75B2neksA
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXGNoMPCr4sF4xdrp6XINvFmyDku9YNOSX4gcrpobEz69r57Z_ZQ
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRn1GaOKQe0gGbN9N7qQ_J_zPh-1FLeks0XDqo8LO4VWLm-wvjYg
- Para auxiliar na discussão sobre as funções da fotografia e a diferença entre fotografia artística e documental, o professor pode se valer do texto "Fotografia e História" de Ana Maria Mauad, presente no site : http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-%204.pdf
- Uma vez entendidas as diferentes funções da fotografia, o professor iniciará a parte prática
dos trabalhos.
- Os alunos terão que planejar, em sala, um ensaio fotográfico artístico individual, cujo tema
será o cotidiano pessoal de cada um.
- Para auxiliá-los, o professor deve apresentar aos alunos o
site http://www.dicasdefotografia.com.br/ com dicas sobre fotografia e projetar imagens
chamando atenção para as atividades cotidianas que cada um pode retratar com um olhar
artístico.
- Durante a aula os alunos mostrarão suas ideias ao professor que poderá sugerir ângulos, uso
da fotografia colorida ou preta e branca, distância etc.
- Os alunos terão uma semana para realizar no mínimo 5 fotografias e no máximo 10.
- Cada aluno terá de apresentar um trabalho individual, mas o professor pode sugerir que eles
montem grupos para se auxiliarem.
- As fotos devem ser entregues em mídias digitais e podem ser realizadas com máquinas
fotográficas ou celulares.
- Com as fotografias prontas, o professor deve projetá-las em aula para que todos os alunos
possam apreciá-las e discuti-las. Em seguida, deve escolher um local na escola para que os
trabalhos sejam expostos, impressos ou revelados de acordo com as possibilidades da escola. - Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre a melhor disposição para a apresentação de seus trabalhos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41475
- História | 2.3 Segundo Reinado
(FUVEST 2015 1ª FASE) Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A resistência elétrica e as dimensões do condutor
A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre resistência (R) e comprimento (ℓ ), dada a mesma secção transversal (A) resistência (R) e área da secção transversal (A), dado o mesmo comprimento (ℓ) comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A), dada a mesma resistência (R).
Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes:
As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento (ℓ), resistência (R) e área da secção transversal (A), e entre comprimento (ℓ) e área da secção transversal (A) são, respectivamente:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit)
A lecitina de soja, utilizada como suplemento alimentar é um fosfolipídio usado pelo organismo no sistema circulatório e nervoso. É extraída dos grãos de soja por meios mecânicos e químicos, usando-se hexano ou diretamente do óleo de soja, e também do gérmen de trigo e da gema do ovo. É importante fonte de colina, um neurotransmissor e tem aplicação na indústria de alimentos, como emulsificante de chocolate e na indústria farmacêutica.
Considerando-se essas informações sobre a lecitina de soja e a estrutura química do alimento, é correto afirmar: