TEXTO I
BOSCH, H. O jardim das delícias, 1504. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 15 jul. 2020.
TEXTO II
KAHLO, F. O que a água me deu, 1938. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 15 jul. 2020.
A arte de Bosch é considerada uma forte influência sobre muitos dos artistas do século XX. Na obra, da artista mexicana Frida Kahlo, encontramos elementos que lembram a pintura de Bosch “O jardim das delícias”, realizada mais de quatrocentos anos antes.
Nas obras em questão fica evidente a presença de elementos que remetem ao
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
O fenômeno dos “rios voadores”
“Rios voadores” são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta, as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil.
A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil,
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO) Mandinga – Era a denominação que, no período das grandes navegações, os portugueses davam à costa ocidental da África. A palavra se tornou sinônimo de feitiçaria porque os exploradores lusitanos consideravam bruxos os africanos que ali habitavam – é que eles davam indicações sobre a existência de ouro na região. Em idioma nativo, manding designava terra de feiticeiros. A palavra acabou virando sinônimo de feitiço, sortilégio.
COTRIM, M. O pulo do gato 3. São Paulo: Geração Editorial, 2009 (fragmento).
No texto, evidencia-se que a construção do significado da palavra mandinga resulta de um(a):
- Física | B. Vetorial
Uma bicicleta de marchas tem três engrenagens na coroa, que giram com o pedal, e seis engrenagens no pinhão, que giram com a roda traseira. Observe a bicicleta a seguir e as tabelas que apresentam os números de dentes de cada engrenagem, todos de igual tamanho.
engrenagens
da coroa
nº de dentes
1ª
49
2ª
39
3ª
27
engrenagens
do pinhão
nº de dentes
1ª
14
2ª
16
3ª
18
4ª
20
5ª
22
6ª
24
Cada marcha é uma ligação, feita pela corrente, entre uma engrenagem da coroa e uma do pinhão. Suponha que uma das marchas foi selecionada para a bicicleta atingir a maior velocidade possível. Nessa marcha, a velocidade angular da roda traseira é WR e a da coroa é WC. A razão equivale a
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(MACKENZIE)
Uma carga elétrica de intensidade Q= 10 µC no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é Ko= 9.109 Nm²/C² o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q= 2,00 µC do ponto B até o ponto A é, em mJ igual a
- Literatura | 4.5 Simbolismo
Ah! lilásis de Ângelus harmoniosos,
Neblinas vesperais, crepusculares,
Guslas gementes, bandolins saudosos,
Plangências magoadíssimas dos ares...
Serenidades etereais d‘incensos,
De salmos evangélicos, sagrados,
Saltérios, harpas dos Azuis imensos,
Névoas de céus espiritualizados.
[...]
É nas horas dos Ângelus, nas horas
Do claro-escuro emocional aéreo,
Que surges, Flor do Sol, entre as sonoras
Ondulações e brumas do Mistério.
[...]
Apareces por sonhos neblinantes
Com requintes de graça e nervosismos,
fulgores flavos de festins flamantes,
como a Estrela Polar dos Simbolismos.
CRUZ e SOUSA, João da. Broquéis. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. p. 90.
Marque V ou F, conforme sejam as afirmativas verdadeiras ou falsas. Os versos de Cruz e Sousa traduzem a estética simbolista, pois apresentam
( ) descrição sintética do mundo imediato.
( ) uso de recursos estilísticos criando imagens sensoriais.
( ) enfoque de uma realidade transfigurada pelo transcendente.
( ) apreensão de um dado da realidade sugestivamente ambígua.
( ) imagens poéticas que tematizam o amor em sua dimensão física.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a