Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. Assinale a opção que associa corretamente a fórmula estrutural do haleto orgânico com seu nome IUPAC.
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(USF) A tomografia, por emissão de pósitrons ou PET-SCAN, é um exame de imagem que utiliza uma substância radioativa (18-Fluordesoxiglicose) para rastrear células tumorais no organismo. A técnica ou exame mais utilizado em oncologia é o chamado PET/CT, que consiste na fusão de imagens geradas pelo PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com as imagens geradas pela Tomografia Computadorizada. Diferentemente de uma radiografia ou tomografia que analisa uma estrutura ou órgão do corpo de uma forma estática, o PET é um exame funcional, ou seja, tem a capacidade de mostrar o funcionamento de um tecido em nível molecular.
Disponível em: http: //www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Informa%E7%F5es&submenu= Fique%20por%20dentro&i=73&pagina=O%20que%20%E9%20PET-SCAN?%A0. Acesso em: 15/05/2017.
O pósitron usado nesse exame é a antipartícula do elétron e apresenta a mesma massa do elétron, porém carga elétrica positiva. Ele foi descoberto por Paul Dirac em 1928, mas a sua existência foi observada por Andersen em 1936. As partículas eletrizadas como o pósitron interagem com campos magnéticos e isso resulta em várias aplicações práticas importantes, como a descrita no texto acima.
Ao se lançar, com velocidades iguais, um próton, um elétron e um pósitron perpendicularmente a um campo magnético uniforme, essas partículas
- Física | 3.2 Dilatação
(UDESC) Certo metal possui um coeficiente de dilatação linear a. Uma barra fina deste metal, de comprimento L0, sofre uma dilatação para uma dada variação de temperatura DT. Para uma chapa quadrada fina de lado L0 e para um cubo também de lado L0, desse mesmo metal, se a variação de temperatura for 2DT, o número de vezes que aumentou a variação da área e do volume, da chapa e do cubo, respectivamente, é:
- Física | B. Força Magnética
(UNIT) Considere uma partícula, com massa m e carga positiva q, lançada verticalmente, de baixo para cima, com velocidade de módulo v, de um ponto equidistante entre dois fios condutores, longos, paralelos, verticais e percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade i e de mesmo sentido.
Desprezando-se a resistência do ar, sabendo-se que a aceleração da gravidade local é igual a g, a distância entre os fios condutores é igual a d e, que a permeabilidade magnética do meio é é correto afirmar que a partícula:
- Matemática | 09. Probabilidade
(FUVEST 2012 1ª FASE) Francisco deve elaborar uma pesquisa sobre dois artrópodes distintos. Eles serão selecionados, ao acaso, da seguinte relação: aranha, besouro, barata, lagosta, camarão, formiga, ácaro, caranguejo, abelha, carrapato, escorpião e gafanhoto.
Qual é a probabilidade de que ambos os artrópodes escolhidos para a pesquisa de Francisco não sejam insetos?
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V. Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?