O ácido acetilsalicílico é o princípio ativo de muitos analgésicos que não causam dependência química. Esse ácido é comumente conhecido como aspirina, nome genérico na maioria dos países. Uma das maneiras de identificar os ácidos carboxílicos é mediante a reação com o bicarbonato de sódio. Nessa reação, ocorre a formação de sal, água e o desprendimento de gás carbônico. Esse último permite a visualização da ocorrência da reação.
Uma aluna para quantificar a massa de ácido acetil salicílico em um comprimido de aspirina de 100 mg executou a reação do mesmo com bicarbonato de sódio e coletou o gás obtido tendo como resultado um volume de 11 mL nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) e em seguida fez os devidos cálculos para determinar a porcentagem de ácido acetilsalicílico no comprimido.
Sendo conhecidos o volume molar de um gás nas CNTP (22 L/mol) e a massa molar do ácido acetilsalicílico (180 g/mol), é possível determinar que a aluna obteve como resultado experimental um teor de ácido acetilsalicílico no comprimido igual a