(FUVEST 2010 1ª FASE) “Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.
Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Apresente aos alunos esta imagem que ilustra muito bem o que seja a hachura:
Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening
Disponível em: http://artemarcello.arteblog.com.br/r15614/Canetas-Nanquim-Descartaveis/. Acesso em: 03 set. 2013.
2 - A hachura consiste nesta técnica de colocar uma linha ao lado da outra e preencher sucessivamente o espaço do desenho com este movimento, inclusive realizando sobreposições do movimento – obedecendo da segunda camada em diante a inversão de seu sentido – se começou na diagonal, na segunda camada comece na vertical; na terceira, na horizontal, e assim por diante.
3 - Pode-se também com a hachura elaborar texturas diferenciadas a partir do modo como as linhas se apresentam uma ao lado da outra.
4 - Veja aqui um lindo exemplo de aplicação da hachura no desenho:
Disponível em: http://ateliedaestezinha.blogspot.com.br/2011/04/hachura.html. Acesso em: 03 set. 2013.
5 - Veja como a leveza do traço (conseguido quando desenhamos sem colocar força demasiada no lápis) é transferida para o desenho como um todo.
6 - Agora veja a diferença quando a textura é aplicada para elaborar uma textura:
Hachura Abstrata by Juliana Biz Alfredo. Disponível em: http://flickeflu.com/tags/hachura. Acesso em: 03 set. 2013.
7 - E aqui a combinação das duas coisas:
Disponível em: http://studioeureka.wordpress.com/2013/01/22/inspiracao-em-desenho-com-hachura/. Acesso em: 03 set. 2013.
8 - Agora é propor aos alunos que realizem a mesma sequência de desenhos contida aqui nesta atividade:
8.1 - Realizar numa folha diferentes tipos de hachura.
8.2 - Compor uma imagem abstrata com texturas elaboradas com hachura.
8.3 - Realizar um desenho aplicando as duas possibilidades.
9 - O desenho a ser feito não precisa obedecer à complexidade do desenho apresentado no item 7. Pode ser uma simples fruta ou objeto. Vale muito pelo exercício e pela observação da luz e da sombra sobre o mesmo, ou seja, onde deverá haver mais hachura e onde deverá haver menos. Para isto, antes de iniciar o desenho, chame a atenção dos alunos para as partes mais iluminadas do objeto e para aquelas em que há menos luz.
10 - Oriente os alunos sobre a importância de começar traçando o desenho bem leve e, gradativamente, preencher a forma com traçados mais escuros. Dessa forma, o desenho ganha em qualidade e acabamento, sem contar o capricho!
Observações:
1 - Curiosidade importante!!!
O lápis grafite obedece a uma graduação de dureza e cor:
Disponível em: http://www.faber-castell.com.br/54340/Curiosidades/Curiosidades/Como-a-dureza-da-mina-grafite-expressa/fcv2_index.aspx. Acesso em: 03 set. 2013.
Lápis H: Nessa graduação, o grafite é mais duro. O H vem de hard, do inglês, que quer dizer duro.
Lápis B: Nessa graduação, o grafite é mais macio, o B vem de black, preto, pois o grafite, por ser mais macio, deixa o traço mais escuro.
Nesses dois casos, o número que segue a letra, por exemplo, 2H ou 6B, é o índice diferenciador do grau da dureza ou maciez do grafite do lápis.
Para os lápis que apresentam a letra H, quanto maior o número ao lado do H, maior a dureza do grafite, ou seja, mais esforço será necessário para fazer o traço.
Para os lápis que apresentam a letra B, quanto maior o número ao lado do B, mais macio é o grafite.
O lápis F, de for fine point, apresenta um grafite que permite manter a ponta do lápis fina por mais tempo.
Quanto ao lápis HB, o HB vem de hard/brand, dureza média; é o lápis normalmente usado para escrita.
Existe outra escala de 0 a 5 usada para numerar os lápis para escrita, sendo 0 (zero) o lápis mais macio. Nessa escala, o 2 corresponde ao HB. Por isso, quando compramos um lápis para escrita na papelaria, ele vem com o número 2.
(Disponível em: http://www.dayanafonseca.com/2009/12/graduacoes-de-grafite.html. Acesso em: 03 set. 2013).
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESC) Um palito de fósforo pode se acender, ao ser atritado ligeiramente sobre uma superfície áspera, como uma lixa das caixas de fósforos, e entrar em combustão com emissão de luz e de calor. Uma análise dessas observações permite afirmar corretamente:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram a tal ponto da própria humanidade conservam entre si a fé e as regras da justiça.
LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado).
De acordo com Locke, até a mais precária coletividade depende de uma noção de justiça, pois tal noção
- Química | 4. Química Ambiental
O processo de dessulfurização é uma das etapas utilizadas na produção do diesel. Esse processo consiste na oxidação do enxofre presente na forma de sulfeto de hidrogênio (H 2S) a enxofre elementar (sólido) que é posteriormente removido. Um método para essa extração química é o processo Claus, no qual parte do H2S é oxidada a dióxido de enxofre (SO2) e, então, esse gás é usado para oxidar o restante do H2S. Os compostos de enxofre remanescentes e as demais moléculas presentes no diesel sofrerão combustão no motor.
MARQUES FILHO, J. Estudo da fase técnica do processo Claus utilizando fluidodinâmica computacional. São Paulo: USP, 2004 (adaptado)
O benefício do processo Claus é que, na combustão do diesel, é minimizada a emissão de gases:
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: www.ucc.edu.ar. Acesso em: 4 dez. 2017.
Considerando os elementos verbais e não verbais expressos no cartaz, o objetivo do anúncio é