Disponível em: www.ucc.edu.ar. Acesso em: 4 dez. 2017.
Considerando os elementos verbais e não verbais expressos no cartaz, o objetivo do anúncio é
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe) Leia o texto a seguir:
Acordei pensando...
Que não agimos apenas por nosso desejo
Que sempre fazemos as coisas pensando em outros...
Que nossas ações só existem em relação a nossa família, vizinhança, cidade
Que essas ações, de espírito coletivo, geram solidariedade
Que quanto mais amor e relações existirem, mais coletivas serão nossas ações
Que os desejos ocultos e egoístas camuflam a infelicidade de quem é incapaz de pensar no coletivo.
Disponível em: http://manguevirtual.blogspot.com.br/search/label/POESIA
Acerca dos aspectos que definem o objeto de estudo sociológico contido no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A imagem a seguir, de Eadweard Muybridge, corresponde às primeiras experiências fotográficas de registro e estudo do movimento, que, colocadas em sequência e projetadas, poderiam simular os passos da dança com precisão. Apresente essa imagem aos alunos e outras referências similares. Há muitas foto-sequências de Muybridge registrando caminhadas, corridas, exercícios tanto com pessoas quanto com animais.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
- Imagens sugeridas no link abaixo
- Máquina fotográfica (se possível)
MUYBRIDGE, Eadweard. Estudos de mulher dançando, 1887,.
Disponível em: <http://whyart.pl/wp-content/uploads/2014/04/Dancing.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
A atividade consiste nas seguintes etapas.1.º Apreciação das imagens sugeridas.
2.º Após a apreciação das imagens, separe os alunos em grupos. Cada grupo deve pensar em um movimento simples para representá-lo nos moldes do registro de Muybridge. Faça perguntas para que eles consigam compreender a sua proposta de trabalho.
Exemplo: como ele seria desmembrado quadro a quadro? Quando levantamos, há um movimento dos pés, depois dos joelhos e finalmente do quadril?
Cada aluno do grupo representaria uma fração do que seria a totalidade de um movimento específico.
Deixe-os fazerem as experimentações sugeridas.
1º. 3º Logo após o trabalho inicial, o grupo apresentaria aos colegas, com o próprio corpo, de maneira estática, cada etapa do movimento.
2º. 4º Fotografe os alunos no procedimento para depois montarem as sequências de movimentos criadas por vocês.
3º. 5º Os demais colegas que assistem à apresentação de cada etapa do movimento, representado de maneira estática e separadamente, deverão ser capazes de descrever do que se trata a ação completa.
4º. 6.º Discutir com os alunos as dificuldades e desafios enfrentados.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase.
- Geografia | 5.3 Urbanização
Parecia coisa de encanto. A gente deixava de ir uns poucos meses num lugar e quando aparecia lá ficava de boca aberta vendo tudo mudado: casas novas, negócios sortidos como os da Corte, igreja, circo de cavalinhos, botica, e o mato, o que é dele? Trem de ferro ia comendo tudo, tal e qual como na terra brava depois do roçado quando a plantação brota.
COELHO NETTO. Banzo. Porto: Lello e Irmão, 1912.
O relato do texto ressalta o uso da técnica como um instrumento para
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Texto base:
Enunciado:
En la viñeta se representa un fenómeno del cual mucho se habla actualmente.
- A) ¿De qué fenómeno se trata?
- B) ¿Cómo lo definirías?
- C) ¿Por qué ocurre dicho fenómeno?