(FUVEST 2012 1ª FASE) Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIFACS) Ao lado do vinho, a região do Mediterrâneo tem uma cesta de produtos nobres cujo consumo nos países em desenvolvimento, até recentemente, era restrito às classes altas. Nos últimos cinco anos, porém, artigos, como frutas secas, vinagre balsâmico, nozes e castanhas, começaram a ganhar mercado nos emergentes. Nos quatro maiores, os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), nenhum avançou mais rápido que o azeite. Desde 2005, as vendas do produto nesses países tiveram, em média, crescimento de 235%. (BETTI, 2010, p.105)
Considere uma gota de azeite de oliva sobre a superfície de água contida em um prato, onde se encontram grãos de feijão submersos. Considerando-se que o azeite de índice de refração menor do que o da água assume a forma biconvexa, é correto afirmar que, quando um observador vê de cima, através da lente, o grão submerso, a imagem é vista como sendo
- Física | 3.2 Dilatação
Um bloco maciço de zinco tem forma de cubo, com aresta de 20cm a 50°C. O coeficiente de dilatação linear médio do zinco é: 25.10-6°C-1.
O valor, em cm3, que mais se aproxima do volume desse cubo a uma temperatura de -50°C é:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UECE) O soro fisiológico e a lágrima são soluções de cloreto de sódio a 0,9% em água, sendo isotônicos em relação às hemácias e a outros líquidos do organismo. Considerando a densidade absoluta da solução 1 g/ml a 27° C a pressão osmótica do soro fisiológico será aproximadamente:
Dados: Na = 23; Cl = 35,5 R = 0,082 atm . L . mol -1 . K-1 - Química | 3.8 Bioquímica
(Uniderp) Os esquemas representam as reações químicas catalisadas pelas enzimas presentes no suco entérico.
Organismos heterotróficos, que não produzem seu próprio alimento, dependem de uma série de compostos orgânicos para obter nutrientes e energia. Os nutrientes orgânicos classificam-se basicamente em carboidratos, amidos, sacarose e lactose, em lipídios, óleos e gorduras e em proteínas, além das vitaminas. Os compostos químicos inorgânicos incluem os minerais e a água. Os carboidratos, as proteínas e os lipídios são macronutrientes, por precisarem ser ingeridos em quantidades maiores e as vitaminas e os minerais são micronutrientes, necessários em quantidade menores, mas indispensáveis.
Alguns nutrientes não podem ser aproveitados na forma de como são ingeridos, pois apresentam moléculas grandes, que não podem ser absorvidas pelas células. O aproveitamento desse tipo de nutrientes necessita de sua quebra, a digestão, que pode ser mecânica, na mastigação ou na enzimática. As células do intestino produzem o suco entérico, constituído por uma mistura de enzimas que atuam no final da digestão.
Considerando as informações relacionadas ao processo do sistema digestivo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A molécula de sacarose apresenta os grupos funcionais da classe dos éteres e ácidos carboxílicos.
( ) O suco eutérico que é produzido pelo próprio duodeno é uma enzima que ocorre a quebra de dissacarídeos em monossacarídeos e a quebra dos peptídeos produzindo aminoácidos.
( ) Ao longo do aparelho digestivo existem glândulas que produzem substâncias químicas fortes como ácidos, bases e enzimas.
( ) A alimentação é responsável pela produção de energia. À temperatura constante, a energia obtida é utilizada na forma de trabalho responsável de cada órgão, e a produção das enzimas diminui a energia de ativação, mas não altera a variação de entalpia do sistema.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UECE) Em um organismo equilibrado e saudável, algumas moléculas são logo destruídas. Nas pessoas em que são encontrados altos níveis de radicais livres, o equilíbrio é refeito com o uso de antioxidantes, juntamente com diversas outras medidas preconizadas pela medicina ortomolecular. Atente aos radicais livres apresentados a seguir e assinale a opção que associa corretamente o radical livre ao seu nome.