(UNIFACS) Ao lado do vinho, a região do Mediterrâneo tem uma cesta de produtos nobres cujo consumo nos países em desenvolvimento, até recentemente, era restrito às classes altas. Nos últimos cinco anos, porém, artigos, como frutas secas, vinagre balsâmico, nozes e castanhas, começaram a ganhar mercado nos emergentes. Nos quatro maiores, os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), nenhum avançou mais rápido que o azeite. Desde 2005, as vendas do produto nesses países tiveram, em média, crescimento de 235%. (BETTI, 2010, p.105)
Considere uma gota de azeite de oliva sobre a superfície de água contida em um prato, onde se encontram grãos de feijão submersos. Considerando-se que o azeite de índice de refração menor do que o da água assume a forma biconvexa, é correto afirmar que, quando um observador vê de cima, através da lente, o grão submerso, a imagem é vista como sendo
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- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir sobre a Revolução Russa.
"A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Ocidental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial. A explosão era esperada, embora ninguém pudesse prever o momento e ocasião da detonação. […] A fragilidade do regime se revelou quando as tropas do Czar, mesmo os leais cossacos de sempre, hesitaram e depois se recusaram a atacar a multidão, e passaram a se confraternizar com ela. Quando, após quatro dias de caos, elas se amotinaram, o Czar abdicou […]”.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914- 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 66-67.
O autor do texto refere-se aos momentos iniciais da Revolução de Fevereiro de 1917 que foi motivada pelo
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(Upf) Lisossomos são estruturas membranosas encontradas no citoplasma das células e contêm em seu interior grande diversidade de enzimas digestivas.
Sobre essa estrutura, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Geografia | 5.2 Migração
No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.
RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).Uma consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto base: Leia a receita a seguir para responder a questão. Cone de doce de leite Ingredientes 10 discos médios de massa de pastel (9 cm) manteiga para untar 100 g de doce de leite 4 unidades de paçoca esfarelada Modo de preparo 1°- Corte 10 discos médios de massa de pastel ao meio enrole uma extremidade em direção a outra, formando cones. 2°- Numa assadeira untada com manteiga disponha os 20 cones com a abertura para baixo e leve ao forno médio, 180°C, até dourar (+/- 15 minutos). Deixe esfriar. 3°- Depois de frio, recheie os cones com 100 g de doce de leite, salpique 4 unidades de paçoca esfarelada e sirva em seguida. DICA: Para manter os cones em pé coloque açúcar dentro de copos e encaixe os canudos. Disponível em: http://www.receitas.com/maisvoce/cone-de-doce-de-leite-4ef313fa3a96256ffc002533. Acesso em 10 jan. 2012.
Enunciado:
Leia a seguir os ingredientes da receita.
As palavras destacadas são chamadas de preposições. Explique a função desses vocábulos no discurso.