Em um piano, o Dó central e a próxima nota Dó (Dó maior) apresentam sons parecidos, mas não idênticos. É possível utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situações como apresentado nas figuras, em que estão indicados intervalos de tempo idênticos (T).
A razão entre as frequências do Dó central e do Dó maior é de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe o infográfico a seguir:
(GALILEU, maio de 2010, n⁰ 226, p. 20)
Releia alguns períodos extraídos do infográfico.
- Depois de fermentada, secada, tostada e moída, é obtida uma pasta, que é misturada a água, pimenta e farinha de milho.
- É tanta polivalência que até uma versão inalável surgiu no ano passado.
a) Identifique as funções morfológicas do pronome relativo QUE nos fragmentos acima.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O brinquedo pula-pula (cama elástica) é composto por uma lona circular flexível horizontal presa por molas à sua borda. As crianças brincam pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia. Ao pular verticalmente, desprezando o atrito com o ar e os movimentos de rotação do corpo enquanto salta, uma criança realiza um movimento periódico vertical em torno da posição de equilíbrio da lona (h = 0), passando pelos pontos de máxima e de mínima altura, hmáx e hmin,
Esquematicamente, o esboço do gráfico da energia cinética da criança em função de sua posição vertical na situação descrita é:
- Física | B. Vetorial
(UNIT) O movimento ao longo de uma trajetória circular ou através de um segmento de trajetória circular é conhecido como movimento circular. Considerando-se um ponto material percorrendo uma circunferência de 30,0 cm de diâmetro, gastando 5,0 πs para realizar um deslocamento angular de 120°, desenvolve uma velocidade tangencial média, cujo módulo, em cm/s,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Um astronauta soviético esteve em órbita, em torno da Terra, durante uma hora e meia, tendo enviado mensagens pelo rádio, durante a viagem, e regressado com êxito, após a primeira incursão no espaço cósmico. [...] A façanha também tem grande repercussão em Washington que a façanha soviética mostrou mais uma vez o considerável atraso dos Estados Unidos em relação a União Soviética, tanto no terreno político-militar como no científico. Homem soviético voltou vivo do cosmos. In: Jornal do Brasil, 13 abr. 1961. p. 2. (Fragmento)
Enunciado:
Este texto jornalístico, publicado em 1961 no Jornal do Brasil, revela que
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada como um signo de atraso, ignorância e falta de cuidado.
PADUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (adaptado).
Descrevendo a posição dos críticos ambientais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, o autor demonstra que, via de regra, eles viam o meio natural como