(FUVEST 2019 1° FASE) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).
Refugiados do Mundo*
Principais países de origem dos refugiados | Quantidade de pessoas (em milhões) |
| Principais países que abrigam refugiados | Quantidade de pessoas (em milhões) |
Síria | 6,3 | Turquia | 3,5 | |
Afeganistão | 2,6 | Paquistão | 1,4 | |
Sudão do Sul | 2,4 | Uganda | 1,4 | |
Myanmar | 1,2 | Líbano | 0,9 | |
Somália | 0,9 | República Islâmica do Irã | 0,9 | |
Sudão | 0,7 | Alemanha | 0,9 |
*Nestes dados não estão computados os palestinos.
UNHCR‐ GLOBAL TRENDS, 2017. Adaptado.
Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
PAPAI NOEL EXISTE!
Gurilândia entrevista o bom velhinho
Como o tema do concurso Repórter Guri Fotográfico é Papai Noel dos meus sonhos, o Gurilândia resolveu entrevistar alguém especial: o bom velhinho!!!
Como é a vida de Papai Noel?
É uma vida voltada para as crianças. É preciso ter dom. Algumas crianças são esclarecidas e outras chegam aqui com um certo temor. Pensam que sou um juiz e que vou julgá-las pelos erros que tenham praticado.
Você dá todos os presentes que lhe pedem?
Não sou de prometer. Quando pedem determinadas coisas digo: “Não sei se tenho na reserva”. Digo que, se não levar no fim do ano, posso levar no meio do ano. Sempre respondo em comunhão com o pai e a mãe.
CRUZ, Márcia Maria.Papai Noel existe! Jornal Estado de Minas. 27 de nov. de 2010. Disponível em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/27/interna_gerais,194992/gurilandia-entrevista-o-bom-velhinho.shtml Acesso em: 27 de nov. de 2010.
Considerando a entrevista com o Papai Noel, as crianças
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
TEXTO I
Terezinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiu três cavalheiros
Todos os três de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo, seu irmão
O terceiro foi aquele
A quem Tereza deu a mão
BATISTA, M. F. B. M.; SANTOS, I. M. F. (Org.). Cancioneiro da Paraíba. João Pessoa: Grafset, 1993 (adaptado).
TEXTO II
Outra interpretação é feita e partir das condições sociais daquele tempo. Para a ama e para a criança para quem cantava a cantiga, e música falava do casamento como um destino natural na vida da mulher, na sociedade brasileira do século XIX, marcada pelo patriarcalismo. A música prepara a moça para o seu destino não apenas inexorável, mas desejável; o casamento, estabelecendo uma hierarquia de obediência (pai, irmão mais velho, marido), de acordo com a época e circunstâncias de sua vida.
Disponível em: http://provsjose.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.
O comentário do Texto II sobre o Texto I evoca a mobilização da língua oral que, em determinados contextos:
- História | 6.07 Unificações
(FUVEST) "Desde a 0h de hoje (20h de ontem em Brasília), existe uma só Alemanha. O hasteamento da bandeira alemã de 75 metros no mastro de 45 metros de altura em frente ao Reichstag, prédio do Parlamento, em Berlim, no primeiro minuto deste dia 03, selou a anexação da Alemanha Oriental pela Ocidental.
A praça da República, onde fica o Reichstag, estava totalmente tomada. Centenas de milhares de alemães cantaram em coro a canção da Alemanha, hino nacional, para celebrar o fim da divisão do país".
(FOLHA DE S. PAULO, Quarta-feira, 03 de outubro de 1990)
A notícia anterior refere-se à recente reunificação da Alemanha, que "simboliza a conclusão de uma etapa marcada pela divisão do mundo em blocos geopolíticos desenhados por duas superpotências". No passado, a unificação alemã também foi o principal objetivo da ação política de Bismarck, que, para concretizá-la em 1871, combateu:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
A característica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais natural (do diálogo). É esta organização que vai “reger” a veiculação da mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato.
VELHO, A. P. M. A linguagem do rádio multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 27 fev. 2012.
TEXTO II
A dois passos do paraíso
A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
“Dedique uma canção a quem você ama”
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d’uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
“Mariposa Apaixonada de Guadalupe”
Ela nos conta que no dia que seria
o dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena e
Pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e para-choque duro...
BLITZ. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (fragmento).
Em relação ao Texto I, que analisa a linguagem do rádio, o Texto II apresenta, em uma letra de canção:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UFSM) Durante a evolução humana, muitas mutações ocorreram. Na figura, os cromossomos apresentam mutações ou alterações do tipo cromossômicas estruturais. Identifique cada uma delas e complete a coluna correspondente ao tipo de alteração
( ) deleção.
( ) inversão.
( ) translocação.
( ) duplicação.
A sequência correspondente é: