(FUVEST 2007 1ª FASE) As atuais dificuldades de saneamento e abastecimento, observadas na Metrópole de São Paulo, são devidas, entre outros fatores, a processos________ de apropriação e uso de recursos hídricos. A________ do rio Pinheiros, por exemplo, realizada na primeira metade do século XX, para geração de energia na escarpa da Serra do Mar, prejudicou o uso, para abastecimento, de parte da represa Billings. Por outro lado, a urbanização das últimas décadas em áreas de ________ aumentou a degradação dos escassos recursos hídricos superficiais.
As lacunas do texto serão corretamente preenchidas, respectivamente por:
Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UNIT) Montadora chinesa iniciou "recall" de mais de 12 mil veículos para troca de peças que contêm amianto, um silicato de magnésio fibroso Mg3(OH)4 Si2O5, cancerígeno, cuja utilização foi proibida desde 1997 pela legislação brasileira. O mineral foi usado na fabricação de lonas e pastilhas de freios, além de vedação de motores e sistemas de escapamento de gases. Qualquer veículo, quando se desloca, não emite somente CO2 (g), mas deixa um rastro de emissões e de material particulado provenientes de pneus, freios, discos de embreagem e de materiais contendo amianto. Considerando-se essas informações sobre as emissões de veículos em movimento, é correto afirmar:
- Literatura | 5.2 Modernismo(FGV-RJ) Catar Feijão
1
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra.
A comparação escolhida por João Cabral de Melo Neto para caracterizar o ato de escrever
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(CPS) O transporte de grãos para o interior dos silos de armazenagem ocorre com o auxílio de esteiras de borracha, conforme mostra a figura, e requer alguns cuidados, pois os grãos, ao caírem sobre a esteira com velocidade diferente dela, até assimilarem a nova velocidade, sofrem escorregamentos, eletrizando a esteira e os próprios grãos. Essa eletrização pode provocar faíscas que, no ambiente repleto de fragmentos de grãos suspensos no ar, pode acarretar incêndios
Nesse processo de eletrização, os grãos e a esteira ficam carregados com cargas elétricas de sinais
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) O teste da chama é um procedimento corriqueiro em laboratórios de Química, tanto em níveis básicos como avançados. Pode ser utilizado para uma simples observação colorimétrica ou para a identificação de um cátion metálico. Consiste em se inserir uma amostra de determinado composto, geralmente no estado sólido, na base da chama, com o auxílio de um fio de platina, observando-se, assim, a mudança de coloração apresentada pela chama. A cor deve-se à influência da temperatura na estrutura atômica do cátion presente na amostra.
https://tinyurl.com/yb7jxftm Acesso em: 10.11.2017. Adaptado.
A tabela apresenta a cor esperada para os cátions de alguns elementos químicos.A professora de laboratório de Ciências apresenta três amostras de sais: e NACl para os alunos as identificarem com base nessa tabela.Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o sal à respectiva cor no teste da chama.SAL - COR DA LUZ EMITIDA
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Cientistas solucionam origem de partículas de água em Saturno
1 O telescópio espacial Herschel resolveu um 2 problema que ficou sem solução durante 14 anos. 3 A origem dos vapores de água na atmosfera 4 superior de Saturno encontra-se nas partículas que 5 saem de uma de suas luas, a Enceladus, e chegam 6 até o planeta. 7 A descoberta faz com que a Enceladus tornese 8 conhecida, a partir de agora, como a única lua do 9 Sistema Solar capaz de influenciar a composição 10 química do planeta que orbita. 11 O volume despejado a cada segundo 12 não é pouco. A Enceladus chega a expelir 13 aproximadamente 250 kg de vapores de água 14 que se formam na região polar sul. Desse total, 15 uma parte é perdida no espaço e entre 3% a 5% 16 deslocam-se até Saturno. 17 O fenômeno, de certo modo, pôde ser 18 compreendido graças ao avanço da tecnologia. 19 Os astrônomos não conseguiram detectá-lo até o 20 momento por causa da transparência dos vapores. 21 Coube às ondas infravermelhas do Herschel esse 22 encargo e achado. 23 A primeira vez que um telescópio da ESA 24 (Agência Espacial Europeia) detectou água na 25 atmosfera superior de Saturno foi em 1997. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 jul. 2011.
Um texto é construído pela articulação dos vários elementos que o compõem. Tal articulação pode se dar por meio de palavras ou de expressões que remetem a outras ou, ainda, a segmentos maiores já apresentados ou a serem ainda apresentados no decorrer do texto.
A análise do modo como esse texto foi construído revela que a expressão