(FUVEST 2013 1° FASE) Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.
Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto.
Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UFRGS) No bloco à esquerda, estão listados os títulos de alguns contos do Murilo Rubião; no bloco à direita, aspectos e/ou temas relacionados aos contos.
Associe adequadamente o bloco da esquerda com o da direita.
1. O ex-mágico da Taberna Minhota
2. Bárbara
3. A cidade
4. A flor de vidro
5. O lodo
( ) O conto está disposto de trás para frente, apresentando a história de Eronides e Marialice.
( ) O conto narra a viagem de Cariba, único passageiro de um trem que para na penúltima estação do destino final.
( ) Um suicida narra sua trajetória de fracassos, até tornar-se funcionário público.
( ) O conto narra a relação de Galateu com seu médico, doutor Pink da Silva, apresentado, ambiguamente, como assustador e cômico.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Física | B. Resistores
(FUVEST) Atualmente são usados LEDs (Light Emitting Diode) na iluminação doméstica. LEDs são dispositivos semicondutores que conduzem a corrente elétrica apenas em um sentido. Na figura, há um circuito de alimentação de um LED (L) de 8 W, que opera com 4 V, sendo alimentado por uma fonte (F) de 6V.
O valor da resistência do resistor (R), emΩ, necessário para que o LED opere com seus valores nominais é, aproximadamente, - História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Você fará a seguir a leitura de um trecho da peça A vida de Galileu, escrita pelo teatrólogo alemão Bertolt Brecht, na qual o matemático e astrônomo italiano do Renascimento reflete a respeito das descobertas científicas. Podemos traçar um paralelo entre a sua reflexão e o processo de mudanças no campo das ideias, da cultura e do cotidiano da sociedade europeia que ficou conhecido como Iluminismo.
[...] o tempo antigo acabou, e começou um tempo novo. [...]
[...] E surgiu um grande gosto pela pesquisa da causa de todas as coisas: saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...]
Pois onde a fé teve mil anos de assento, sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 57.
Leia os apontamentos.
I. Na peça, o personagem Galileu relata “o gosto pela pesquisa” ao longo do Renascimento, assim como no século das Luzes em que os teóricos afirmavam que o método científico era indispensável para chegar a conclusões “verdadeiras”.
II. Os iluministas elegeram como a principal forma de desvendar o funcionamento da natureza a observação e a experimentação. Galileu reforça que esse pensamento era recorrente no Renascimento ao afirmar o interesse em: “saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...]
III. Galileu e os iluministas criticavam as explicações que eram dadas com fundamentos divinos.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.
- Química | 4. Química Ambiental
Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.
CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações.São Carlos: EdUFSCar, 2009.
À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:
- História | 1.3 União Ibérica
Refúgio de judeus, cristãos-novos e comerciantes ibéricos perseguidos pela Inquisição, a Holanda tornou-se o principal centro de transações econômicas da Europa no início do século XVIII. O Banco de Amsterdã era a mais sólida e prestigiada instituição financeira europeia no período. A proibição de relações mercantis entre Holanda e Portugal, por ordem da monarquia espanhola foi um duro baque na economia dos flamengos. A situação não tardou a se transformar em conflito aberto. O litoral brasileiro e africano foram os alvos de várias invasões holandesas:
CAMPOS, F. de; CLARO, R. Oficina de História. São Paulo: Editora Leya, 2012. VOT2021.
Na primeira metade do século XVII, o Brasil foi alvo de duas invasões holandesas. De acordo com o texto, essas invasões estão inseridas num contexto marcado por