(Uefs) A baiana do acarajé, um símbolo da Bahia, é considerada um bem cultural e imaterial pelo Ministério da Cultura e tem como o seu dia comemorativo 25 de novembro. O acarajé, preparado no óleo de dendê aquecido à ebulição, é um alimento rico em proteínas e carboidratos, de grande valor nutricional, que só a baiana do acarajé sabe preparar.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
A partir de 1980, com as Olimpíadas de Moscou, passaram a ser comuns, nas aberturas de eventos esportivos, mosaicos formados com placas coloridas seguradas por pessoas que estão na arquibancada. Imagine que, na composição de um mosaico, seja preciso fazer uma linha com a repetição da sequência de cores verde, amarelo, azul e branco, nessa ordem.
Se a primeira placa é verde, a 13.ª placa é
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Materiais:
- 5 sacolinhas de TNT escuro com eslático nas bordas com abertura suficiente para que uma das mãos da criança passe pelo orifício da sacolinha.
- 5 objetos de fácil identificação tátil para as crianças
- Papel A4
- Lápis e borracha
- Canetinha e giz de cêra
Desenvolvimento:
- Será que nossas mãos podem ver?
- Como alguém que não vê percebe, entende e imagina o mundo?
- Será que o mundo para o cego é igual ao nosso mundo?
- Olhar um objeto é conhecer um objeto?
- Ver uma imagem é compreender uma imagem?
Levar as crianças a compreender que ver não envolve apenas os olhos. Ver é resultado de um movimento mental, do pensamento que elabora e identifica o que é, define para quê e na arte quem vê deve criar um significado, um sentido para o objeto. Esta compreensão da obra de arte que muitas vezes envolve todo o nosso ser nem sempre se esgota no exato momento em que olhamos. Carregamos o mundo para dentro de nós!
Dividir então as crianças em grupos e dar a cada grupo uma sacolinha com um objeto dentro.
Pedir as crianças que investiguem o objeto usando apenas uma das mãos dentro da sacola.
É preciso tocar minuciosamente cada detalhe não apenas para descobrir o que é, mas também como é.
A sacolinha do objeto deve rodar nas mãos das crianças de todo o grupo e elas podem discutir sobre suas suposições, mas não podem olhar o objeto.
Distribuir então uma folha para cada aluno e pedir que desenhem este objeto seguindo apenas as informações que suas mãos estão passando para dentro deles.
Colorir e apresentar os resultados para os colegas.
Num segundo momento cada grupo poderá retirar o objeto da sacolinha e realizar um segundo desenho observando o objeto. Daí, caro professor, é só colocar um desenho ao lado do outro e realizar uma roda de conversa sobre o que aconteceu no primeiro processo e no segundo.
Sugestões:
- Qual dos desenhos foi mais fácil fazer e por quê?
- O que você aprendeu com esta atividade?
- Desenhar significa apenas usar bem o lápis com as mãos?
- O artista pensa enquanto desenha?
- A imaginação é importante para o artista? Por quê?
- Que qualidades o primeiro desenho tem que o segundo não tem? ( e vive-versa )
Observações:
- É possível e adequado montar uma pequena exposição: o objeto e os desenhos feitos pelos alunos.
- Geografia | A. Globalização
Piercing
Não me diga que me ama
Não me queira não me afague
Sentimento pegue e pague emoção compre em tablete
Mastigue como chiclete jogue fora na sarjeta
Compre um lote do futuro cheque para trinta dias
Nosso plano de seguro cobre a sua carência
Eu perdi o paraíso mas ganhei inteligência
Demência felicidade propriedade privada
Não se prive não se prove
Don't tell me peace and love
[...]
O presente não devolve o troco do passado
Sofrimento não é amargura tristeza não é pecado
– Lugar de ser feliz não é supermercado.
BALEIRO, Zeca. Piercing. In: ______. Vô imbolá. MZA Music: Rio de Janeiro, 1999.
A questão do consumismo na era da globalização é criticada na canção por meio dos versos que apontam para a
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Texto base: Alexandre tinha um grande desejo: estudar na escola em que seus primos também estudavam. Para isso, era necessário fazer uma prova de seleção. No dia marcado, a avó de Alexandre o levou para fazer o teste. Ao chegar à escola, ele ficou um pouco tímido de ver muitas pessoas diferentes e seus olhos encheram-se de lágrimas ao despedir-se da avó. Decidido, concentrou-se e dirigiu-se à sala onde a prova foi aplicada.
Enunciado:
A) Ao despedir-se da avó, as lágrimas nos olhos foi um ato voluntário de Alexandre? Justifique sua resposta.
B) Cite um ato de Alexandre que foi voluntário na situação descrita?
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
COM BASE NAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NA QUESTÃO ANTERIOR, PINTE O GRÁFICO.