Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra a
[vidraça do carro*,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo, 1940.
(*) carro: vagão ferroviário para passageiros.
(FUVEST 2014 1° FASE) Considerados no contexto, dentre os mais de dez verbos no presente, empregados no poema, exprimem ideia, respectivamente, de habitualidade e continuidade
Questões relacionadas
- Química
Os triglicerídeos são substâncias orgânicas presentes na composição de óleos e gorduras vegetais. O gráfico a seguir fornece algumas informações a respeito de alguns produtos usados no cotidiano em nossa alimentação.
Observe o gráfico e analise as afirmativas.
I. Todos os óleos vegetais citados no gráfico são substâncias puras.
II. Entre todos os produtos citados, o de coco está no estado sólido a 20 °C.
III. Entre todos os óleos citados, o de girassol é o que possui a maior porcentagem de ácidos graxos com duas ou mais duplas ligações.
IV. Entre todos os óleos citados, o de canola e o de oliva são líquidos a -12 °C.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UTFPR) Cíntia acordou de manhã e escovou os dentes mantendo a torneira aberta. Ligou o chuveiro para esquentar a água, pois queria tomar um banho quente. Após o banho, penteou o cabelo. Não conseguiu pentear bem porque o espelho estava embaçado. Saiu do banheiro deixando a luz acesa e foi para a cozinha. Acendeu o fogão a gás. A queima do gás forneceu energia para a fervura da água. Fez o café. Colocou açúcar no café com leite e pôs uma fatia de pão na torradeira – mas o pão queimou. Tomou, então, só café com leite e saiu correndo para trabalhar.
Adaptado de: Gewandsznajder, F. Ciências - Matéria e Energia. 8a série. São Paulo. Ed. Ática.2006. p 27.
No texto, em negrito, estão indicadas transformações físicas e transformações químicas. Destas transformações, o número de transformações químicas é igual a:
- Geografia | 6.3 Mineração
(UERJ) O BRASIL SOB A LAMA
O Brasil viveu, na última semana, um pesadelo. O país ainda chora os 110 mortos e mais de 200 desaparecidos deixados pela avalanche de lama da sexta-feira passada, dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), causada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale. A tragédia tem um precedente muito próximo, também no Estado de Minas Gerais, em Mariana. Em 5 de novembro de 2015, o rompimento de duas paredes de contenção na represa da Samarco matou 19 pessoas e deixou um irreparável rastro de destruição ambiental.
É assombroso constatar que, mais de três anos depois, o Brasil continua debatendo sobre os mesmos problemas que ocasionaram a primeira tragédia. Mais ainda, que durante todo este tempo nada tenha sido feito para melhorar a segurança de tais instalações. É terrível também ver como uma parte da sociedade continua demonizando a fiscalização ambiental e militando em uma dicotomia cega e antiquada entre preservação e desenvolvimento econômico.
Adaptado de brasil.elpais.com, 01/02/2019
NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO SEM PROTEÇÃO AMBIENTAL
O desastre de Brumadinho é uma boa oportunidade para refletir sobre uma visão muito disseminada no Brasil de que a proteção ambiental é um entrave ao desenvolvimento. Muitos acreditam que devemos desenhar políticas econômicas sem analisar suas consequências ambientais. Isso está profundamente equivocado. Os livros de economia das melhores universidades do mundo já não falam mais de crescimento sem considerar os seus impactos ambientais, que no passado eram tratados como simples “externalidades”. Na visão antiga, qualquer forma de extrair minério é boa porque faz a economia crescer. Não entra nessa perspectiva a análise do custo das vidas e da degradação ambiental decorrente de desastres como os de Brumadinho ou Mariana. Se os órgãos ambientais tivessem exigido maiores investimentos da Vale na segurança das barragens antes de conceder a licença, isso teria sido visto como um “entrave ambiental”.
VIRGÍLIO VIANA
Adaptado de brasil.elpais.com, 16/03/2019.
Nos textos são apresentados alguns dos significados dos desastres humanos e ambientais causados pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho.
Os desastres mencionados indicam a permanência do seguinte critério na relação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um experimento foi desenvolvido por um professor de química para demonstrar como é possível identificar um material usando essa propriedade. O professor colocou um líquido dentro de uma proveta e em seguida acrescentou uma esfera de massa previamente conhecida e igual a 30 g e observou que a mesma gerou um deslocamento de volume do líquido próximo de 20 mL. Após a realização do experimento pediu aos alunos que consultassem a tabela disponibilizada e fizessem a identificação do líquido presente na proveta.
Líquido
Densidade (g/cm3)
Ácido acético
1,05
Benzeno
0,88
Clorofórmio
1,49
Etanol
0,79
Hexano
0,66
A análise das informações permitiu que os alunos concluíssem corretamente que o líquido presente na proveta era
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Texto base: Leia atentamente o pequeno texto a seguir. A forma organizada e lógica de ver a Geometria deve-se ao matemático grego Euclides.
Ele reuniu em uma obra de 13 volumes, chamada Os Elementos ( ), todos os estudos de Geometria até então conhecidos, organizando-os e sistematizando-os logicamente. Há poucas informações sobre a vida de Euclides. Sabe-se que foi chamado para ensinar Matemática na escola criada por Ptolomeu, mais conhecida como “Museu”, onde se tornou o primeiro diretor. Conta-se que um dia o rei lhe perguntou se não existia um método mais simples para aprender Geometria e que Euclides respondeu: “Não existem estradas reais para se chegar “a Geometria”.
Euclides é conhecido como um dos matemáticos mais importantes da Grécia Clássica e de todos os tempos.
Enunciado:
Marque a alternativa a seguir que contém a afirmativa CORRETA que explica a frase dita por Euclides ao rei, destacada no texto acima.