(FUVEST 2006 1ª FASE) Na América Latina, no século XX, aconteceram duas grandes revoluções: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Em ambas, os
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
Uma alimentação saudável, com muitas frutas, traz incontáveis benefícios à saúde e ao bem-estar. Contudo, a ingestão de fruta verde deixa um sabor adstringente na boca. Por isso, o gás eteno é utilizado para acelerar o amadurecimento das frutas, como a banana.
Industrialmente, o eteno é obtido pela desidrogenação do etano, em altas temperaturas (500ºC) e na presença de um catalisador (óxido de vanádio), conforme mostrado na reação a seguir
Energia de ligação (KJ mol -1)
Ligação
Energia
C - H
412
C - C
348
C = C
612
O valor absoluto da energia de ligação H - H em KJ mol-1 é, aproximadamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia-o e observe-o com muita atenção.
AI QUE SEDE!
SAIBA TUDO SOBRE HIDRATAÇÃO
A água é o componente presente em maior abundância no organismo. O corpo humano não possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 2 a 2,5 litros de água por dia.
Os riscos de uma desidratação no verão são maiores. Por isso, nesse período, a preocupação com água aumenta. A desidratação ocorre quando você tem uma perda de água corpórea muito grande. Quando ocorre uma ingestão insuficiente ou perda excessiva de água, o organismo responde reabsorvendo mais água.
A sede, em indivíduos normais e em condições normais, é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extracelular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados. A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a liberação de água.
Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber água à vontade. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente.
Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo. A evaporação de 1g de suor remove 0,6 kcal (600 calorias). Assim em condições de temperatura ideais, o excesso de calor pode ser evaporado na forma de suor.
Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/040123_nut_sede.htm – 20/5/2010 – adaptado.
O artigo apresentado, associado aos conhecimentos científicos e situações de saúde, pertence, principalmente, ao seguinte tipo textual , contendo informações, assuntos, ideais etc.:
- Língua Portuguesa
Sobre o mar e o navio
Na guerra naval, existem ainda algumas peculiaridades que merecem ser abordadas.
Uma delas diz respeito ao cenário das batalhas: o mar. Diferente, em linhas gerais, dos teatros de operações terrestres, o mar não tem limites, não tem fronteiras definidas, a não ser nas proximidades dos litorais, nos estreitos, nas baías e enseadas.
Em uma batalha em mar aberto, certamente, poderão ser empregadas manobras táticas diversas dos engajamentos efetuados em área marítima restrita. Nelas, as forças navais podem se valer das características geográficas locais, como fez o comandante naval grego Temístocles, em 480 a.C. ao atrair as forças persas para a baía de Salamina, onde pôde proteger os flancos de sua formatura, evitando o envolvimento pela força naval numericamente superior dos invasores persas.
As condições meteorológicas são outros fatores que também afetam, muitas vezes de forma drástica, as operações nos teatros marítimos. O mar grosso, os vendavais, ou mesmo as longas calmarias, especialmente na era da vela, são responsáveis por grandes transtornos ao governo dos navios, dificultando fainas e manobras e, não poucas vezes, interferindo nos resultados das ações navais ou mesmo impedindo o engajamento. É oportuno relembrar que o vento e a força do mar destruíram as esquadras persa (490 a.C.), mongol (1281) e a incrível Armada Espanhola (1588), salvando respectivamente a Grécia, o Japão (que denominou de kamikaze o vento divino salvador) e a Inglaterra daqueles invasores vindos do mar.
O cenário marítimo também é o responsável pela causa mortis da maioria dos tripulantes dos navios afundados nas batalhas navais, cujas baixas por afogamento são certamente mais numerosas do que as causadas pelos ferimentos dos impactos dos projéteis, dos estilhaços e dos abalroamentos. Em maio de 1941, o cruzador de batalha britânico HMS Hood, atingido pelo fogo da artilharia do Bismarck, afundou, em poucos minutos, levando para o fundo cerca de tripulantes, dos quais apenas três sobreviveram.
Aliás, o instante do afundamento de um navio é um momento crucial para a sobrevivência daqueles tripulantes que conseguem saltar ou são jogados ao mar, pois o efeito da sucção pode arrastar para o fundo os tripulantes que estiverem nas proximidades do navio no momento da submersão. Por sua vez, os náufragos podem permanecer dias, semanas, em suas balsas à deriva, em um mar batido pela ação dos ventos, continuamente borrifadas pelas águas salgadas, sofrendo o calor tropical escaldante ou o frio intenso das altas latitudes, como nos mares Ártico, do Norte ou Báltico, cujas baixas temperaturas dos tempos invernais limitam cabalmente o tempo de permanência n’água dos náufragos, tornando fundamental para a sua sobrevivência a rapidez do socorro prestado.
O navio também é um engenho de guerra singular. Ao mesmo tempo morada e local de trabalho do marinheiro, graças à sua mobilidade, tem a capacidade de conduzir homens e armas até o cenário da guerra. Plataforma bélica plena e integral, engaja batalhas, sofre derrotas, naufraga ou conquista vitórias, tornando-se quase sempre objeto inesquecível da história de sua marinha e país.
(CESAR, William Carmo. Sobre o mar e o navio. In: __________. Uma história das Guerras Navais: o desenvolvimento tecnológico das belonaves e o emprego do Poder Naval ao longo dos tempos. Rio de Janeiro: FEMAR, 2013. p. 396-398)
Assinale a opção em que a oração subordinada reduzida está corretamente classificada:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MARQUE A OPÇÃO QUE INDICA A SEQUÊNCIA CORRETA DE LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO NO ALFABETO.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el dialogo a seguir. PAULA: Hola Carlos ¿Qué tal? CARLOS: Bien, un poco cansado... He tenido muchas clases hoy. PAULA: Bueno, pero lo pasaste bien el fin de semana pasado ¿no? Finalmente ¿Qué hiciste? ¿Jugaste el partido? CARLOS: No, al final no jugamos porque llovió. El sábado fui con mi prima al cine y vimos una película de ciencia ficción. PAULA: ¿Os gustó la película? CARLOS: A mí no me gustó mucho, pero a mi prima le encantó. PAULA: Pues yo el sábado vi a Shakira en concierto... CARLOS: ¿De verdad? ¡Genial! ¿Te gustó el concierto? PAULA: ¡Me encantó! ¡Fue increíble! Bailé, canté... CARLOS: ¿Sabes? Yo nunca he ido a un concierto en directo. PAULA: ¿No? Pues yo ya he ido a dos de Shakira y el mes pasado compré la entrada para ver a mi cantante favorito. CARLOS: ¿Sí? ¿Y quién es? PAULA: Se llama Juanes y ha sacado disco nuevo este año. CARLOS: ¿Juanes? ¿El colombiano? A mí también me gusta mucho. Precisamente esta mañana he visto su nuevo videoclip. ¡Me ha encantado! PAULA: ¿En serio? Y ¿Por qué no vienes al concierto? CARLOS: ¿Crees que ya se han vendido todas las entradas? PAULA: Seguro que no. Ayer escuché en la radio que hay entradas disponibles en la tienda de discos. CARLOS: ¿Y sabes dónde está? PAULA: ¡Claro! Esta semana he ido a esa tienda tres veces ¡Vamos! Disponible en: < http://www.mecd.gob.es/polonia/dms/consejerias-exteriores/polonia/publicaciones/material- didáctico/UUDD2014-ELE-Gimnazjum/ELE-A2-ParteII-6-11.pdf> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
¿Qué tiempos verbales fueron utilizados en el diálogo? Identifica en el texto elementos, palabras y expresiones de conexión temporal que se refieren al tiempo verbal correspondiente y escríbelos.