(FUVEST 2009 1ª FASE) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”
Abraham Lincoln, em 1858.
Esse texto expressa a
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Uesb) O conceito popular de que a hereditariedade é transmitida pelo nosso sangue reflete-se em vários termos comuns, como “ser do mesmo sangue”, “irmão consanguíneo” e “sangue real”. Mais uma vez, podemos buscar em Aristóteles a origem dessa crença equivocada, ainda assim aceita até o fim do século XIX pela maioria dos biólogos, inclusive Charles Darwin. Gregor Mendel teve um papel central na erradicação das velhas crenças sobre as características hereditárias e na consolidação do estudo da hereditariedade como uma ciência biológica. (BRODY; BRODY, 2007, p.341).
Com base nas conclusões dos trabalhos com ervilhas-de-cheiro realizados por Mendel e que permitiram desenvolver uma nova compreensão sobre a hereditariedade, é correto afirmar:
- História | 2.3 Segundo Reinado
A cessação do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar numa outra solução para o problema da mão de obra.
COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Unesp, 2010.
Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a)
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UFTM) Leia a definição de renascença.
1. Ato ou efeito de renascer; renascimento 2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 3. Nova vida, nova existência.
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa)
O termo “renascença” é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Uma perturbação produzida em um ponto de um meio propaga-se, progressivamente, a todos os pontos desse meio. Jogando uma pequena bolinha em uma piscina de água parada, observa-se que a perturbação causada pelo impacto da bolinha na água originará uma ondulação que se propagará pela superfície da água como circunferências, afastando-se do ponto de impacto. Analise atentamente a figura que se segue, na qual foi representado esse fenômeno físico.
Escreva o que as circunferências apresentadas na figura possuem em comum e qual a classificação de acordo com a posição relativa entre elas.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(FUVEST 2011 1° FASE) A ROSA DE HIROXIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
Vinicius de Moraes, Antologia poética.
Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso: