(Efomm) Em um experimento de Millikan (determinação da carga do elétron com gotas
de óleo), sabe-se que cada gota tem uma massa de 1,60pg
e possui uma carga excedente de
quatro elétrons. Suponha que as gotas são mantidas em repouso entre as duas placas
horizontais separadas de 1,8cm.
A diferença de potencial entre as placas deve ser, em volts,
igual a
DADOS=1,6.10-¹9
1PG=10-¹²
g=10m/s²
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema, encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Assim, animais que promovem a dispersão de sementes de plantas, comendo seus frutos e evacuando suas sementes em local distante ou a ação de insetos que procuram o néctar das flores contribuem involuntariamente para a polinização das plantas.
(NAS COMUNIDADES..., 2015)
A análise das informações e o conhecimento sobre relações ecológicas ou interações biológicas permitem afirmar que o gráfico que representa a relação entre os seres vivos I e II, em qualquer exemplo citado no texto, está indicada na alternativa
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(UNICAMP) Emboaba: nome indígena que significa “o estrangeiro”, atribuído aos forasteiros pelos paulistas, primeiros povoadores da região das minas. Com a descoberta do ouro em fins do século XVII, milhares de pessoas da colônia e da metrópole vieram para as minas, causando grandes tumultos. Formaram-se duas facções, paulistas e emboabas, que disputavam o governo do território, tentando impor suas próprias leis.
(Adaptado de Maria Beatriz Nizza da Silva (coord.), Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, p. 285.)
Sobre o período em questão é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
19. Texto base: .
Enunciado:
Considere a seguinte teia alimentar para responder
Disponível em: <http://genuardis.net/teias/teias-alimentares.htm>. Acesso em: 15 mar. 2013.
A partir da análise da teia alimentar, faça o que se pede:
- A) Explique a diferença entre cadeia e teia alimentar.
- B) Retire uma cadeia alimentar da teia alimentar dada, que contenha 5 (cinco) níveis tróficos e classifique cada um quanto ao grau de consumo.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Até o dia 23 de maio de 2015, foram notificados 51.122 casos de dengue em Pernambuco, com 12.736 confirmados, em 184 municípios. Esse número representa um aumento de 507,8% em relação às notificações do mesmo período de 2014. Os municípios com o maior número de casos notificados são Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Goiana. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Para o grupo de estudiosos que defende a ideia “vírus é um ser vivo”, a relação ecológica entre o Aedes aegypti e o vírus da dengue é:
- História | Geral
(UPE)
Essa é a imagem de um mosaico elaborado na província romana da África, atuais Tunísia e Argélia, no séc. IV d.C. Ela mostra um senhor de terras vândalo, povo germânico, que conquistara a região.
Sobre essa imagem, é CORRETO afirmar que