(FUVEST 2008 1ª FASE) Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores republicanos. Na Antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(CFTMG) “O que via meu pai – se é que via, se é que me via – Por trás daqueles olhos azuis cheios de álcool?”
(RITER, Caio. Eu e o silêncio do meu pai. São Paulo: Biruta, 2011.)
O álcool citado no trecho acima refere-se à substância etanol (C2H6O) que, em contato com o oxigênio do sangue, produz etanal (C2H4O) e água. O etanal, substância muito tóxica, que é uma das responsáveis pelos efeitos da "ressaca", resulta da transformação representada pela equação seguinte:
2 C2H6O(l) + O2 ―> 2 C2H4O(aq) + 2 H2O(l)
Sobre essa transformação, afirma-se que:
I. Descreve um processo químico.
II. São encontrados nove elementos na molécula de etanol.
III. Estão presentes dois átomos de oxigênio na molécula O2.
IV. Estão representadas quatro substâncias compostas distintas.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
Ano Internacional da Cooperação pela Água
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água” com a finalidade de uma reflexão mundial sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta.
Tratamento de ÁguasEntres os grandes exploradores de fontes aquáticas estão as indústrias têxteis. Estas requerem grandes quantidades de água, corantes, entre outros produtos. O processamento têxtil é um grande gerador de dejetos poluidores de recursos hídricos. Urna técnica promissora para a minimização desse problema é a eletrofloculação, que tem se mostrado eficiente tanto no processo de reciclagem da água quanto do corante. A Fig. 1 mostra uma representação esquemática de um dispositivo dc eletrofloculação e a estrutura química do corante índigo, bastante usado nas indústrias têxteis
(extraído do artigo “Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação”. Química Nova. vol.35. n.4. 2012)
A fluoretação é um processo de tratamento de água em que é adicionado um composto à base de flúor que diminui a incidência de cárie em dentes. Caso seja adicionado fluoreto de cálcio na água, qual seria a quantidade do sal em gramas para saturar 1 m de água, sabendo que seu Kps é 4 x10-11 e a quantidade de cálcio é 40 ppm?
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Considere que a equação do segundo grau 3x² + ax + d = 0 tem como raízes os números 4 e -3.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que os valores de (a+b) e (a.d) são, respectivamente,
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
A hidroponia pode ser definida como uma técnica de produção de vegetais sem necessariamente a presença de solo. Uma das formas de implementação é manter as plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a concentração do íon nitrato (NO3–) para 0,009 mol/L em um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.
Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST 2011 1° FASE) É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres. Da simplicidade da infraestrutura econômica – a terra, única força produtiva, absorvida pela grande exploração agrícola – deriva a da estrutura social: a reduzida classe de proprietários e a grande massa, explorada e oprimida. Há naturalmente no seio desta massa gradações, que assinalamos. Mas, elas não são contudo bastante profundas para se caracterizarem em situações radicalmente distintas.
Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil. 20ª ed. São Paulo: Brasiliense, p.28-29, 1993 [1942].
Neste trecho, o autor observa que, na sociedade colonial,