Considere que a equação do segundo grau 3x² + ax + d = 0 tem como raízes os números 4 e -3.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que os valores de (a+b) e (a.d) são, respectivamente,
Questões relacionadas
- História | Brasil
A um grito de "Fora o vintém!", os manifestantes começaram a espancar condutores, esfaquear mulas, virar bondes e arrancar trilhos ao longo da rua Uruguaiana. Dois pelotões do Exército ocuparam o Largo de São Francisco, postando-se parte da tropa em frente à Escola Politécnica, atual prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A multidão dispersou-se e, salvo pequenos distúrbios nos três dias seguintes, estava findo o motim do vintém. A cobrança da taxa passou a ser quase aleatória. As próprias companhias de bondes pediam ao governo que a revogasse. Desmoralizado, o ministério caiu a 28 de março. O novo ministério revogou o desastrado tributo.
Adaptado de CARVALHO, José Murilo de. A Guerra do Vintém. Revista de História, setembro/2007.
Ocorrida entre o final de 1879 e o início de 1880, a Revolta do Vintém representou a manifestação de segmentos populares descontentes com a decisão do governo de aumentar os preços das passagens dos bondes puxados a burro, que trafegavam na então capital do Império.
Um dos principais efeitos dessa revolta naquele momento foi:
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: http://www.eganbergdesigns.com/andrill/iceberg07/postcards/index.html. Acesso em: 29 jul 2010 (adaptado).
Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de:
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
As relações entre os Estados Unidos e o restante do continente americano nas últimas décadas do século XIX se caracterizaram
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O internetês na escola
O internetês — expressão grafolinguística criada na internet pelos adolescentes na última década — foi, durante algum tempo, um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (onde “casa” vira ksa; e “aqui” vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas, ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele, a ocorrência do internetês nas provas escolares, vestibulares e em concursos públicos é insignificante. Essa forma de expressão parece ainda estar restrita a seu hábitat natural. Aliás, aí está a questão: saber separar bem a hora em que podemos escrever de qq jto, da hora em que não podemos escrever de “qualquer jeito”. Mas, e para um adolescente que fica várias horas “teclando” que nem louco nos instant messengers e chats da vida, é fácil virar a “chavinha” no cérebro do internetês para o português culto? “Essa dificuldade será proporcional ao contato que o adolescente tenha com textos na forma culta, como jornais ou obras literárias. Dependendo deste contato, ele terá mais facilidade para abrir mão do internetês” — explica Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP.
RAMPAZZO, F. Disponível em: www.revistalingua.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Segundo o texto, a interação virtual favoreceu o surgimento da modalidade linguística conhecida como internetês. Quanto à influência do internetês no uso da forma culta da língua, infere-se que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base:
Enunciado:
- a) A tirinha é um gênero textual que se caracteriza pela informalidade na interação entre os personagens. Considerando o contexto, o que o pai teria dito ao filho, na fala anterior, que desencadeou a frase contida no primeiro balão, a qual se inicia com o conectivo “mas”?
- b) Ao começar a frase do balão com o articulador “mas”, o personagem sinaliza para o leitor que a oração seguinte estabelecerá com a ideia anterior (ausente na tirinha) que tipo de relação?
- c) Reescreva o período, substituindo o conectivo “mas” por outro articulador que mantenha a relação sintático-semântica sem alterar o sentido original do texto.