(FUVEST 2013 1° FASE) Seja f uma função a valores reais, com domínio D ⊂ ℝ, tal que f(x) = log10(log1/3(x2 – x + 1)), para todo x ∈ D.
O conjunto que pode ser o domínio D é
Questões relacionadas
- Física | E. Geradores e Receptores
(IME)
A figura acima mostra dois geradores de corrente contínua, denominados G1 e G2, que possuem resistências internas R1 e R2 e a mesma tensão induzida E. Os geradores estão conectados a uma resistência R por meio de uma chave S. A resistência R1 é um cilindro não condutor que possui um êmbolo condutor em sua parte superior e que se encontra, inicialmente, totalmente preenchido por um liquido condutor. O êmbolo desce junto com o nível do líquido condutor no interior do cilindro, mantendo a continuidade do circuito. No instante em que a chave S é fechada, o líquido começa a escoar pelo registro cuja vazão volumétrica é Q.
Diante do exposto, o instante de tempo t, no qual o gerador G1 fornece 40% da corrente demandada pela carga é:
Dados:
- antes do fechamento da chave S: R1 = 4 R2
- resistividade do líquido condutor: p; e
- área da base do cilindro: A
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(CFTMG) As medalhas de ouro das Olimpíadas do Rio de Janeiro foram feitas a partir da mistura de ouro e prata, sendo esta majoritária.
Considerando as partículas constituintes desses metais, foram feitas as afirmações seguintes.
I. A prata possui 47 elétrons.
II. A massa atômica da prata é igual a 155u
III. O número de prótons e elétrons do ouro é idêntico.
IV. A diferença entre o número de nêutrons do ouro e da prata é igual a 32
O número de afirmação(ões) correta(s) é
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
“Você sabe, desde grande parte de Minas Gerais (Oeste e sobretudo Noroeste), aparecem os (...) “gerais” - paisagem geográfica que se estende, pelo Oeste da Bahia, e Goiás (onde a palavra vira feminina: as gerais, até ao Piauí e ao Maranhão).
O que caracteriza esses GERAIS são as chapadas (planaltos, amplas elevações de terrenos..., imensas chapadas. São de terra péssima (...). E tão poroso, que, quando bate a chuva, não se forma lama nem se veem enxurradas, a água se infiltra, rápida, sem deixar vestígios, nem se vê, logo depois que choveu. A vegetação (...): arvorezinhas tortas, baixas, enfesadas (só persistem porque têm longuíssimas raízes verticais, pivotantes, que mergulham a incríveis profundidades).
E o capim, ali, é áspero, de péssima qualidade, que, no reverdecer, no tempo-das-águas, cresce incrustado de areia, de partículas de sílica, como se fosse moído (...)”
Fonte: ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor italiano, Edoardo Bizzarri.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.p.41.
Na paisagem descrita, encontram-se:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Com a perspectiva do desaparecimento das geleiras no Polo Norte, grandes reservas de petróleo e minérios, hoje inacessíveis, poderão ser exploradas. E já atiçam a cobiça das potências.
KOPP, D. Guerra Fria sobre o Ártico. Le monde diplomatique Brasil.
Setembro, n. 2, 2007 (adaptado).No cenário de que trata o texto, a exploração de jazidas de petróleo, bem como de minérios – diamante, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco – torna-se atraente não só em função de seu formidável potencial, mas também por
- Filosofia | 3. Medieval
(UEG) “A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.”
BISPO ADALBERON DE LAON, século XI, apud LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984. p. 45-46.
A sociedade do período medievo possuía como uma de suas características a estrutura social extremamente rígida e segmentada. A sociedade dos homens era um reflexo da sociedade divina. Essa estrutura é uma herança da filosofia