(FUVEST 2007 1ª FASE) “Não há hoje a menor razão para que desconheçamos a importância da parte indígena na população do Brasil; e menos ainda para que, apaixonados, [de]clamemos contra selvagens que por direito natural defendiam sua liberdade, independência em as terras que ocupavam... De mais, a terra é quem dá a nacionalidade a seus filhos; e dessa nacionalidade não são excluídos os que primeiro aqui nasceram antes dos seus conquistadores.”
Gonçalves de Magalhães, Os indígenas do Brasil perante a História, 1860.
Este texto
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(PUC-PR) Vidal fez um empréstimo de certo valor, para ser quitado ao final de quatro meses, em parcela única. A taxa de juros negociada com o gerente do banco foi de 5% ao mês. Exatamente um mês depois, sua namorada Madalena emprestou, do mesmo banco, um valor para ser pago ao final de três meses, também em parcela única, ou seja, ambos empréstimos vencem no mesmo dia. Sabe-se que o valor emprestado por Vidal é superior a dois salários mínimos. (Considerar juros simples).
- História | 2.2 Período Regencial
(UPF) Analise o fragmento a seguir.
“No Brasil, nos anos seguintes à Abdicação, em 7 de abril de 1831, os liberais federalistas promoveram movimentos políticos e armados no Ceará (1831-1832), em Pernambuco (1831-1835), em Minas Gerais (1833-1835), na Bahia (1837-1838), no Grão-Pará (1835-1840), no Maranhão (1838-1841) e no Mato Grosso (1834). Com a intervenção das camadas sociais subalternizadas livres e escravizadas, alguns desses movimentos ganharam forte conteúdo social, como a Balaiada (1838-1841), no Maranhão, e a Cabanagem (1835-1836), no Grão-Pará.”
(MAESTRI, Mário. Breve História do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2010. Adaptado)
O Rio Grande do Sul se inseriu nesse contexto de revoltas quando eclodiu a chamada Revolução Farroupilha (1835-1845). Sobre essa guerra, considere as afirmações a seguir.
I. Constitui associação ingênua deduzir que o qualificativo “farroupilha” provém de “farrapo”, condição em que estariam as vestimentas dos soldados republicanos nos momentos finais do conflito. A denominação deveu-se ao fato de que, no Brasil, os liberais exaltados eram conhecidos como “farroupilhas”, isto é, como revolucionários, razão pela qual o movimento passou à história como Revolução Farroupilha.
II. O projeto de Constituição da República Rio-Grandense inspirava-se na Carta estadunidense, que assegurava os direitos aos cidadãos livres e desconhecia os dos trabalhadores escravizados.
III. O então barão de Caxias, prestigiado pela repressão da Balaiada, no Maranhão, assumiu a chefia da província e das tropas do Império. Nas cidades, Caxias distribuía carne à população e contratava o serviço das famílias pobres para costurar fardamentos para as tropas imperiais, em uma clara política de conquista da simpatia dos sul-rio-grandenses livres.
IV. Os farroupilhas propuseram a reorganização dos latifúndios por meio de projeto de reforma agrária, o qual consistia na distribuição de lotes para os escravos que haviam lutado em suas fileiras e para os imigrantes que os haviam apoiado. Em resumo, defendiam a justiça social. Essa postura é comemorada até hoje nos desfiles do Dia do Gaúcho, que ocorrem, anualmente, em 20 de setembro.
Está correto o que se afirma em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a música a seguir:
Alma não tem cor
Composição: André Abujamra
Alma não tem cor
Porque eu sou branco?
Alma não tem cor
Porque eu sou preto?
Branquinho, neguinho
Branco, negão
Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]
Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom
(http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1319634/)
a) Ao afirmar ao longo da canção que “alma não tem cor”, o eu lírico faz uma crítica. Que crítica é essa e que figura de linguagem é utilizada nesse trecho para reforçar seus argumentos?
b) Em uma estrofe da canção, o eu lírico dirige-se diretamente ao seu interlocutor. Que trecho é esse? Aponte elementos que possam justificar sua resposta.
c) Observe os fragmentos a seguir:
- “Percebam que a alma não tem cor”
- “Branquinho, neguinho ⁄ Branco, negão ⁄ Azul, amarelo ⁄ Verde, verdinho, marrom.”
Quantas orações existem nesses trechos da canção? Justifique sua resposta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Observe as representações das figuras geométricas.
Em qual das figuras geométricas temos a representação de um paralelepípedo?
- Química | 3.7 Polímeros
(UNIT)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, proíbe a venda de mamadeiras fabricadas com bisfenol A, a partir de janeiro de 2012, em razão da suspeita de câncer, diabetes e infertilidade. A proibição visa proteger bebês de zero a doze meses, mas deixa de lado utensílios usados por crianças, como copos, pratos e talheres, além do revestimento interno de latas de leite e a comercialização de garrafões de água. O bisfenol A é usado como matéria-prima na produção de policarbonatos, um polímero de alta resistência mecânica e transparência.
A análise dessas informações permite corretamente concluir: