(FUVEST 2008 1ª FASE) Com relação ao período colonial, tanto na América Portuguesa quanto na América Espanhola, considere as seguintes afirmações:
1. a mão-de-obra escrava africana, empregada nas atividades econômicas, era a predominante.
2. as Coroas controlavam as economias por intermédio de monopólios e privilégios.
3. os nascidos nas Américas não sofriam restrições para ascender nas administrações civis e religiosas.
4. a alta hierarquia da Igreja Católica mantinha fortes laços políticos com as Coroas.
5. as rebeliões manifestavam as insatisfações políticas de diferentes grupos sociais.
Das afirmações acima, são verdadeiras apenas
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. a) Professor, peça aos alunos que observem as imagens.
b) Escrevam acima das fotos os sentimentos que devem prevalecer na convivência com o outro no fazer empreendedor, referentes a elas: fidelidade, amizade, solidariedade, amor, vínculos familiares.
Disponível em:<http://www.guia.heu.nom.br/images/solidariedade2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://ucanr.org/blogs/LatinoBriefs/blogfiles/11951.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.blogdovelhinho.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Amizade-crian%C3%A7as.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais foram os dois sentimentos que não foram representados nas fotos?
b) Vocês acham que amor e fidelidade podem estar junto com qual ou quais fotos? Por quê?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com a turma o texto de Padre Fábio de Melo.
3.2. Peça aos alunos que marquem no texto todas as frases que têm a palavra oportunidade.
Solicite aos alunos que, em grupos, escolham uma dessas frases e faça uma dramatização. Depois, apresentem para os colegas.
A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas! Você tem a oportunidade de ser caminho.
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida. Seja um caminho bom! Muita gente vai querer passar por ele. E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
[...] As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. [...] Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. [...] É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo...
Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/NTc1MzQw/> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Matemática | 17. Números Complexos
(UECE) O conjunto dos números complexos pode ser representado em um plano munido do sistema de coordenadas cartesianas usual. As raízes da equação x4 – 9 = 0, quando representadas no plano, correspondem a pontos que são vértices de um:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Uma família deseja realizar um jantar comemorativo de um casamento e dispõe para isso de um salão de festas de um clube, onde a área disponível para acomodação das mesas é de 500 m2. As 100 mesas existentes no salão encontram-se normalmente agrupadas duas a duas, comportando 6 cadeiras. A área de cada mesa é de 1 m2 e o espaço necessário em torno deste agrupamento, para acomodação das cadeiras e para circulação, é de 6 m2. As mesas podem ser dispostas de maneira isolada, comportando 4 pessoas cada. Nessa situação, o espaço necessário para acomodação das cadeiras e para circulação é de 4 m2. O número de convidados previsto para o evento é de 400 pessoas.
Para poder acomodar todos os convidados sentados, com as mesas existentes e dentro da área disponível para acomodação das mesas e cadeiras, como deverão ser organizadas as mesas?
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Nas angiospermas as estruturas relacionadas com a reprodução sexuada são as flores. Observe o esquema, onde se encontra representada urna flor, e identifique as estruturas numeradas; em seguida, estabeleça a relação entre o número indicado no esquema, nome da estrutura e a descrição da mesma.
A. Ovário.
B. Pétalas.
C. Estame.
D. Gineceu.
E. Antera.
I. Dilatação na ponta do filete onde são produzidos os grãos de pólen.II. Estrutura que contém o óvulo e que, ocorrendo a fecundação, desenvolve-se originando o fruto.
III. Estrutura reprodutora feminina da flor, formada pela fusão de folhas carpelares,
IV. Em conjunto compõem a corola, importante na atração dc agentes polinizadores.
V. Formado pelo filete e a antera: o conjunto destes compõe o androceu.
A alternativa que apresenta a relação correta é:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A calda bordalesa é um tradicional fungicida agrícola, resultado da mistura simples de sulfato de cobre (CuSO4), cal virgem (CaO) e água. É recomendada para o controle das doenças fúngicas, nas dosagens de 300 a 600 gramas de sulfato de cobre e 150 a 300 gramas de cal virgem para cada 100 litros de água.
Um agricultor deseja preparar uma solução de calda bordalesa para aplicação em sua plantação, utilizando a dosagem máxima. As massas de sulfato de cobre e cal virgem, respectivamente, que deveriam ser dissolvidas em 1500 litros de água seriam