(UFTM) Assinale a alternativa que explica corretamente o funcionamento dos elementos componentes de um circuito elétrico.
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIFACS) A cana-de-açúcar é utilizada para a produção de etanol, biocombustível que polui menos do que derivados de petróleo. Cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, descobriram que o cultivo da planta também ajuda no resfriamento do clima local. A pesquisa foi divulgada na publicação Nature Climate Change. Os cientistas usaram dados de satélite para monitorar os efeitos do cultivo da cana no cerrado brasileiro. Quando houve a conversão da vegetação nativa em pastagens ou em outras culturas, a área ficou 1,6º C mais quente. No entanto, quando essas regiões desmatadas foram convertidas em plantação de cana, o clima local resfriou 0,9º C em média. A explicação dos pesquisadores é que o vegetal reflete mais o calor do Sol, além de liberar vapor d’água mais frio e em maior quantidade do que outros tipos de plantação. Para chegar a essa conclusão, eles mediram a temperatura, a refletividade, a perda de água da planta por transpiração e a perda de água do solo por evaporação.
(VIEIRA. A CANA-DE-AÇÚCAR já é utilizada..., 2011).
A partir da análise das informações do texto, dos conhecimentos sobre a produção de etanol de cana-de-açúcar e das informações da tabela, é correto afirmar:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.
Cinco amigos estavam estudando para a prova de Química e decidiram fazer um jogo com os elementos da Tabela Periódica:
- cada participante selecionou um isótopo dos elementos da Tabela Periódica e anotou sua escolha em um cartão de papel;
- os jogadores Fernanda, Gabriela, Júlia, Paulo e Pedro decidiram que o vencedor seria aquele que apresentasse o cartão contendo o isótopo com o maior número de nêutrons.
Os cartões foram, então, mostrados pelos jogadores.
A ligação química que ocorre na combinação entre os isótopos apresentados por Júlia e Pedro é
- Física | B. Força Magnética
(EFOMM) Uma partícula com carga elétrica de 5.10-6 C é acelerada entre duas placas planas e paralelas, entre as quais existe uma diferença de potencial de 100 V. Por um orifício na placa, a partícula escapa e penetra em um campo magnético de indução magnética uniforme de valor igual a 2.10-2 T, descrevendo uma trajetória circular de raio igual a 20 cm Admitindo que a partícula parte do repouso de uma das placas e que a força gravitacional seja desprezível, qual é a massa da partícula?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Paródia
Texto base: O texto I é a primeira estrofe do “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade; o texto II é um trecho do poema “Com licença poética”, de Adélia Prado; e o texto III é um fragmento da canção “Até o fim”, de Chico Buarque. Texto I Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema de sete faces. Disponível em:
<www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond01.htm>. Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto II Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira. PRADO, Adélia. Com licença poética. Disponível em: <www.poesiaspoemaseversos.com.br/adelia-prado-poemas/>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto III Quando eu nasci veio um anjo safado
O chato "dum" querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim. BUARQUE, Chico. Até o fim. Disponível em: <www.vagalume.com.br/chico-buarque/ate-o-fim-letras.html>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado.
Enunciado:
A primeira estrofe do poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Alguma Poesia, em 1930, foi parodiada por Adélia Prado e Chico Buarque.
Comparando os versos do “Poema de sete faces” aos trechos de “Com licença poética” e “Até o fim”, percebe-se que um dos elementos que provoca humor nas duas paródias é a:
- Física | B. Vetorial
Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.
De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era: