(FUVEST 2006 1ª FASE) Em 1995, o elemento de número atômico 111 foi sintetizado pela transformação nuclear:
28Ni64 + 83Bi209 →\to 111Rg272 + nêutron
Esse novo elemento, representado por Rg, é instável. Sofre o decaimento:
111Rg272 →\to 109Mt268 →\to 107Bh264 →\to 105Db260 →\to 103Lr256 →\to 101Md252
Nesse decaimento, liberam-se apenas
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(Uefs) O conceito fundamental da Mecânica é o de movimento, ou seja, da mudança da posição dos corpos ao longo do tempo e em relação a um determinado referencial. Considerando-se uma pedra presa à extremidade de um fio ideal e posta a girar, descrevendo uma circunferência de 50,0cm de raio em um referencial fixo na mão que segura a outra extremidade do fio, conclui-se que o módulo do deslocamento sofrido pela pedra em 2,25 voltas, em m, é, aproximadamente, igual a
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FGV) Em seu livro O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry imaginou haver vida em certo planeta ideal. Tal planeta teria dimensões curiosas e grandezas gravitacionais inimagináveis na prática. Pesquisas científicas, entretanto, continuam sendo realizadas e não se descarta a possibilidade de haver mais planetas no sistema solar, além dos já conhecidos.
Imagine um hipotético planeta, distante do Sol 10 vezes mais longe do que a Terra se encontra desse astro, com massa 4 vezes maior que a terrestre e raio superficial igual à metade do raio da Terra. Considere a aceleração da gravidade na superfície da Terra expressa por g.
Esse planeta completaria uma volta em torno do Sol em um tempo, expresso em anos terrestres, mais próximo de
- Física
Dois garotos brincam em uma rampa de “skate”, conforme ilustra a figura 1.
Um desses garotos sai do repouso, do ponto A em um certo instante, e o outro, do ponto B também do repouso, após um determinado intervalo de tempo. Sabe-se, no entanto, que ocorreu um encontro entre ambos, no ponto C e que os dois percorreram suas respectivas trajetórias em um mesmo plano vertical, conforme ilustra a figura 2.
Todas as forças de resistência ao movimento são desprezíveis. Sabendo-se que a altura h mede 3,60m e considerando-se g=10 m/s2 a velocidade relativa de um garoto, em relação ao outro, no instante do encontro, tem módulo:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
- História
Em um rap contra o terrorismo, um "George Bush" virtual assume que o que faz, na luta contra o terror, é correto e que ele próprio irá esmagar os insurgentes. Num trecho da música, "Bush" afirma: "Veja só o Iraque. Já disse que os libertei? Vocês todos podem me agradecer por isso."
Marque a alternativa CORRETA sobre a alusão que a letra da música faz ao momento político vivenciado pelo Iraque.