(FUVEST 2008 1ª FASE) Um sistema de duas lentes, sendo uma convergente e outra divergente, ambas com distâncias focais iguais a 8 cm, é montado para projetar círculos luminosos sobre um anteparo. O diâmetro desses círculos pode ser alterado, variando-se a posição das lentes. Em uma dessas montagens, um feixe de luz, inicialmente de raios paralelos e 4 cm de diâmetro, incide sobre a lente convergente, separada da divergente por 8 cm, atingindo finalmente o anteparo, 8 cm adiante da divergente. Nessa montagem específica, o círculo luminoso formado no anteparo é melhor representado por
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- Matemática | 10. Estatística
Em determinado setor de uma empresa, a média de idade dos dez funcionários era igual a 35 anos. Devido ao fato de dois funcionários terem saído do setor, coincidentemente, o funcionário mais jovem e o mais velho, a média de idade dos funcionários remanescentes diminuiu. O mais jovem era 17 anos mais novo que a antiga média de idade de todos os funcionários desse setor e 38 anos mais novo que o funcionário mais velho.
Após a saída dos dois funcionários, a média de idade do setor passou a ser igual a
- Física | B. Vetorial
Uma bicicleta de marchas tem três engrenagens na coroa, que giram com o pedal, e seis engrenagens no pinhão, que giram com a roda traseira. Observe a bicicleta a seguir e as tabelas que apresentam os números de dentes de cada engrenagem, todos de igual tamanho.
engrenagens
da coroa
nº de dentes
1ª
49
2ª
39
3ª
27
engrenagens
do pinhão
nº de dentes
1ª
14
2ª
16
3ª
18
4ª
20
5ª
22
6ª
24
Cada marcha é uma ligação, feita pela corrente, entre uma engrenagem da coroa e uma do pinhão. Suponha que uma das marchas foi selecionada para a bicicleta atingir a maior velocidade possível. Nessa marcha, a velocidade angular da roda traseira é WR e a da coroa é WC. A razão equivale a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.
RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.
O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.
Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Ouçam atentamente e leiam a letra da música "Chovendo na Roseira" de Tom Jobim. Há uma bela versão cantada por Elis Regina no link: <http://youtu.be/cuMJuufP5Tk>. Acesso em 01 nov. 2014.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo deve fazer um cartaz com desenhos ilustrando cada estrofe:
1 - Olha, está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luísa, que é de Paulinho, que é de João
Que é de ninguém
2 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
3 - Olha, que chuva boa, prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa, criadeira
Que molha a terra, que enche o rio
Que limpa o céu - que traz o azul
4 - Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento
Olha, um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera
5 - Olha, o jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança embaixo do rio de águas calmas
Ahh, você é de ninguém
O grupo 2 e o grupo 4 ilustrarão o mesmo texto, mas não tem problema, pois cada um terá uma maneira própria de apresentá-la.
Organize a apresentação de cada grupo e montem uma exposição dos cartazes seguindo a ordem da música.