(FUVEST 2018 1ª FASE)
Analise a tabela periódica e as seguintes afirmações a respeito do elemento químico enxofre (S):
I. Tem massa atômica maior do que a do selênio (Se).
II. Pode formar com o hidrogênio um composto molecular de fórmula H2S.
III. A energia necessária para remover um elétron da camada mais externa do enxofre é maior do que para o sódio (Na).
IV. Pode formar com o sódio (Na) um composto iônico de fórmula Na3S.
São corretas apenas as afirmações
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Uma campanha de vacinação contra um tipo específico de vírus, que causa uma gripe com alto índice de mortalidade, deverá ser realizada em uma cidade que tem uma população de 186 000 habitantes. A Secretaria de Saúde do município tem os dados que evidenciam os grupos de pessoas mais afetadas pela doença e pretende estabelecer como critério de prioridade de vacinação as porcentagens de casos de morte, em decorrência da contaminação pelo vírus, em ordem decrescente. Observe os dados na tabela:
Número de pessoas que foram contaminadas pelo vírus, curadas e mortas, discriminadas por grupos característicos
Tomando como base os dados da tabela, os especialistas em saúde pública do município podem verificar que o grupo com maior prioridade de vacinação é o de:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Sabendo-se que as enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima. Os resultados estão apresentados no gráfico.
Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam que o (a):
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Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou:
1) sensibilizar a comunidade escolar, desenvolvendo atividade em sala e extraclasse de maneira contínua;
2) capacitar o pessoal responsável pela limpeza da escola quanto aos novos procedimentos adotados com a coleta seletiva; e
3) distribuir coletores de materiais recicláveis específicos nas salas, pátio e outros ambientes para acondicionamento dos resíduos.
Para completar a ação proposta no ambiente escolar, o que falta ser inserido no planejamento?
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uece) “Pois uma estátua não é apenas um documento histórico. Ela é sobretudo um dispositivo de celebração. Como celebração, ela naturaliza dinâmicas sociais, ela diz: ‘assim foi e assim deveria ter sido’. Um bandeirante com um trabuco na mão e olhar para frente é a celebração do ‘desbravamento’ de ‘nossas matas’. [...] Quando a ditadura militar criou o mais vil aparato de crimes contra a humanidade, dispositivo de tortura de Estado e assassinato financiado com dinheiro do empresariado paulista, não por acaso seu nome foi: Operação Bandeirante. Sim, a história é implacável. Como disse no início, o passado é o que não cessa de retornar.”
SAFATLE, Vladimir. Do direito inalienável de derrubar estátuas. In: El país, em 26-07-2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-07-26/do-direito-inalienavel-de derrubar-estatuas.html.
Nas passagens acima citadas de seu artigo de opinião, o filósofo Vladimir Safatle faz uso, por duas vezes, do conceito de dispositivo. Sobre este conceito, formulado por Michel Foucault (1926-1984), é correto afirmar que
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O famoso físico inglês Stephen Hawking botou mais lenha na fogueira ao afirmar, em um artigo chamado “Life in the Universe” (“Vida no Universo”), que considera os vírus como seres vivos – os de computador, inclusive: “Esses vírus são programas que fazem cópias de si mesmos na memória da máquina e se transferem para outros computadores. Como os vírus biológicos, eles contêm apenas instruções, ou ‘genes’, e reprogramam o computador, ou ‘célula’. Assim, acredito que sejam uma forma de vida”. Maluquice? Pode até ser, mas já há biólogos que concordam com ele.
Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-um-ser-vivo>. Acesso em: 17 jan. 2015.
Os vírus de computador são comparados aos vírus biológicos por possuírem algumas características semelhantes. Assinale a alternativa que indique corretamente uma dessas semelhanças.