(FUVEST 2017 1° FASE) Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentam-se dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Cefet MG) Charles Darwin estudou a distribuição dos tentilhões no Arquipelago de Galápagos e sua relação com o tipo de bico e o hábito alimentar.
A relação entre o tipo de bico e o alimento é definida pela(o)
- História | 1.7 Período Joanino
O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser “a comoção no Brasil motivada por um descontentamento geral, e não por maquinações de alguns indivíduos”. Já a Gazeta do Rio de Janeiro considerou o movimento como um “pontual desvio de norma, apenas uma ‘mancha’ nas ‘páginas da História Portuguesa’, tão distinta pelos testemunhos de amor e respeito que os vassalos desta nação consagram ao seu soberano”.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem Incompleta:
a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).
Os fragmentos das matérias jornalísticas sobre o acontecimento, embora com percepções diversas, relacionam-se a um aspecto do processo de independência da colônia luso-americana expresso em dissensões entre
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit)
Da análise do esquema que resume o dogma central da biologia celular, é correto afirmar que o vírus do HIV é uma exceção a esse fluxo unidirecional de informação, porque
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: Leia o texto a seguir. “(...) Pela primeira vez na minha vida, eu não estava contente por entrar de férias. Passar duas semanas longe do colégio era sempre bom, mas Claire estava nos Alpes, a mais de dois mil e quinhentos metros de altitude, e eu enterrado no Berry. Depois de minha visita a Claire e de nossa longa troca de olhares, eu não sabia realmente o que pensar. Será que tinha sonhado, será que tinha inventado um filme para mim mesmo, ou de fato acontecera alguma coisa entre ela e mim? Seja como for, alguma coisa certamente acontecera, e, desde então, Claire ocupava minha mente a cada segundo, noite e dia. Embora eu sempre tivesse passado ótimas férias ali, dessa vez a casa de vovó me pareceu pequena e feia. Eu imaginava Claire nas pistas de esqui ou, à noite, nos restaurantes da moda, comendo queijos finos com monitores de pele bronzeada pelo sol da montanha, e me sentia um desgraçado nos caminhos enlameados da zona rural do Berry. Embora estivesse contente por passar algum tempo com meu pai e Sophie, os dias me pareciam longos e tristes. (...)” OLLIVIER, Mikael. Uma vida de peso. São Paulo: Edições SM 2006, cap. XI, p. 96 e 97. (Coleção Barco a vapor). (Fragmento).
Enunciado:
Em relação ao período de férias escolares, a personagem vivia um momento ruim, pois
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UFPR) O estudo da calorimetria e das leis da termodinâmica nos dá explicações para vários fenômenos encontrados na natureza. Considere o seguinte texto que apresenta a explicação, do ponto de vista dessas áreas da Física, para a formação das nuvens:
Quando uma porção de ar aquecido sobe, contendo água que acabou de __________ da superfície, passa a estar submetida a uma pressão cada vez __________. A rápida variação na pressão provoca uma rápida expansão do ar junto com uma redução de seu/sua __________. Essa rápida expansão é considerada __________, isto é, sem troca de calor com sua vizinhança, porque ocorre muito rapidamente. O gás em expansão __________ energia interna ao se expandir, e isso acarreta seu resfriamento até atingir uma temperatura na qual a quantidade de vapor de água é suficiente para saturar o ar naquele ponto e assim formar as nuvens.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.