(FUVEST 2012 1ª FASE) Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas.
As curvas
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uema) Gilberto Cotrim (2006. p. 212), ao tratar da pós-modernidade, comenta as ideias de Michel Foucault, nas quais “[...] as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se concentra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social [...] [e] o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, em vez de se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, [os] micropoderes se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é, os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas, por exemplo: os pais, os porteiros, os enfermeiros, os professores, as secretarias, os guardas, os fiscais etc.”
Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. (adaptado)
Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Pedir ao grupo que recolha em seus acervos de fotografias pessoais, aquelas que mais
gostem de si mesmo , não importando a idade que apareça na foto.
- Trazer estas fotografias para a sala de aula.
- O professor deverá fazer fotocópias das mesmas e entregar para cada aluno.
- Explicar para os alunos que eles irão recortar e colar a foto xerocada sobre uma folha branca.
- A proposta para esta atividade será realizar interferências na foto, cortando elementos,
acrescentando desenhos e outras imagens retiradas de revistas, colorindo a fotocópia, ou
seja, alterando a imagem original e recriando sobre ela uma nova.
- Auxilie os alunos quando achar necessário
- Vai ser uma atividade muito legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5148
- Química | 4. Química Ambiental
(UESC) Nos últimos três anos, mais 120 mil veículos passaram a circular na cidade de Salvador, que não tem monitoramento de poluentes emitidos para a atmosfera, exigido para municípios com mais de 500mil habitantes. A medida é recomendada pela FIFA para a Copa de 2014. Estudos apontam para queima de combustíveis fósseis como principal fonte poluidora, a exemplo do diesel, o maior emissor de material particulado e de compostos poluentes. Partículas com diâmetros menores que 2,5 micrômetros, 2,5.10–6 m, passam diretamente dos pulmões para a corrente sanguínea, o que afeta a saúde da população.
A partir dessas informações, é correto concluir:
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Observe a gravura. Disponível em: z<http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/azevedinho-e-seus-problemas.> Acesso em: 11 abr. 2015.
Enunciado:
Na gravura do século XVIII, é mostrada uma negociação de compra e venda de escravos. Esse negócio era altamente lucrativo e envolvia diversos personagens, entre eles, o pumbeiro, que era um