A figura ilustra um fenômeno biológico, em que uma população original de uma determinada espécie de peixe foi separada em dois grupos (X e Y). Após centenas de anos de isolamento geográfico desses grupos, foram identificadas diferenças quanto à coloração em cada um deles.
Os dois grupos de peixes (X e Y) serão considerados de espécies diferentes caso
Questões relacionadas
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
As sensações, sentimentos, pensamentos, respostas motoras e emocionais, a aprendizagem e a memória, resultam do processo de comunicação entre as células nervosas, os neurônios, que continuamente coletam informações sobre o estado interno do organismo e de seu ambiente externo. Estas células possuem a habilidade de processarem informações que controlam o fluxo de substâncias do meio intracelular (íons sódio, potássio, etc.) e realizam os processos de difusão e osmose em suas membranas.
Adaptado de http://www.cerebromente.org.br/n10/fundamentos/
pot2.htm
Segundo o texto, a comunicação entre essas células ocorre por meio de processo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
Nas três primeiras estrofes, são adjuntos adverbiais de lugar:
- Língua Portuguesa
Pela forma como as informações estão organizadas. observa-se que, nessa peça publicitária, predominantemente, busca-se
- Matemática | B. Sistemas
Em um pequeno estabelecimento comercial, a única forma de pagamento é em dinheiro. Jonas, o proprietário, trabalha no caixa. No início do dia, para usar como troco, Jonas dispõe, no caixa, de:
- R$ 5,00 em moedas de R$ 0,25;
- R$ 1,00 em moedas de R$ 0,05;
- R$ 1,00 em moedas de R$ 0,10;
- R$ 2,00 em moedas de R$ 1,00;
- R$ 10,00 em cédulas de R$ 2,00;
- R$ 20,00 em cédulas de R$ 5,00;
- R$ 20,00 em cédulas de R$ 10,00.
O primeiro cliente gastou R$ 16,75. Para pagar sua conta deu R$ 52,00, sendo uma cédula de R$ 50,00 e uma de R$ 2,00. Jonas deu de troco para o cliente: 1 moeda de R$ 0,25; 2 cédulas de R$ 10,00; 3 cédulas de R$ 5,00.
O segundo cliente gastou R$ 27,15. Para pagar deu R$ 42,25, sendo duas cédulas de R$ 20,00 e 9 moedas de R$ 0,25. Jonas deu de troco para o cliente: 1 moeda de R$ 0,10; 1 cédula de R$ 5,00; 5 cédulas de R$ 2,00.
O terceiro cliente gastou R$ 19,10. Se este cliente quiser pagar sua conta com uma cédula de R$ 100,00, para Jonas fazer o troco é correto afirmar, que:
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESB)
O catalisador de uma reação é uma substância que aumenta a velocidade de uma reação química sem ser efetivamente consumido no processo. A decomposição da água oxigenada é lenta na ausência de luz e impurezas, mas, se uma pequena quantidade de dióxido de manganês, MnO2(s), for adicionada à reação, a velocidade será bem maior.
De acordo com as informações do texto, do gráfico que representa os caminhos da reação química I e II e os fatores envolvidos na velocidade das reações químicas, é correto afirmar: