(FUVEST 2016 1° FASE) Um objeto homogêneo colocado em um recipiente com água tem 32% de seu volume submerso; já em um recipiente com óleo, tem 40% de seu volume submerso.
A densidade desse óleo, em g/cm3, é
Note e adote:
- Densidade da água = 1 g/cm3
Questões relacionadas
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UFRGS) O mapa abaixo representa os estudos realizados pelo geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab’Saber, sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil, que resultam da interação entre relevo, clima e vegetação.
Considere as seguintes afirmações a respeito dos domínios morfoclimáticos e a respectiva localização no mapa.
I. Domínio da Caatinga (1 no mapa): relevo formado por depressões e planaltos. Possui clima semiárido, com chuvas concentradas em alguns meses do ano. A vegetação de arbustos espinhosos e cactáceas sofre alterações desde a época do Brasil colônia.
II. Domínio do Cerrado (2 no mapa): a vegetação tem sido intensamente alterada para dar lugar às áreas de pastagens e para a instalação de lavouras (sobretudo o cultivo da soja).
III. Domínio das Araucárias (3 no mapa): região caracterizada pela presença de planaltos em estruturas dobradas, com muitas serras e morros.
IV. Faixas de Transição (4 no mapa): áreas intermediárias que possuem características ambientais de dois ou mais domínios morfoclimáticos, como é o caso do Pantanal mato-grossense.
Quais estão corretas?
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
O gráfico apresenta as variações de três parâmetros adaptativos de músculo estriado esquelético após algum tempo de treinamento físico aeróbico.
Com base na análise dos resultados e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETOafirmar:
- Química | 1.7 Gases
Considerando um gás monoatômico ideal, assinale a opção que contém o gráfico que melhor representa como a energia cinética média (EC) das partículas que compões este gás varia em função da temperatura absoluta (T) deste gás.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REDEMOCRATIZAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL
15. Leia o texto a seguir
É evidente que eleição não é mágica para salvar o país afundado na pior crise de sua história. (...) todos sabem, e o trabalhador sabe melhor ainda, que eleição, por si só, não resolve o desemprego, não paga a dívida externa, não fulmina a corrupção, não extirpa a miséria. Por que, então a conquista das eleições transformou-se, com prioridade, em bandeira do movimento popular? (...)
A eleição direta é, sempre, um exercício democrático que garante a participação popular. O povo está consciente de que a escolha de seus governantes é um direito seu, e quer exercê-lo. E, embora saiba que não significará, de imediato, a plena democratização do país – como seria uma efetiva extensão da cidadania às classes populares, incluído o voto ao analfabeto – sabe que eleição direta é um passo decisivo para a superação desse regime. Para os trabalhadores a crise não consiste apenas no drástico agravamento de suas condições de vida, mas também na sua desmobilização como força social e política.
BENEVIDES, M. Victoria. Presidente, quem escolhe é a gente. Folha de São Paulo, 27 nov. 1983. Disponível em:<http://acervo.folha.com.br/ >. Acesso em: 22 jul. 2013.
Durante a Campanha Diretas Já, a socióloga Maria Victoria Benevides usou a imprensa para mostrar a importância das eleições diretas no Brasil. A socióloga argumenta que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho de Trotski sobre os possíveis rumos do governo após a revolução. Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lenin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um ditador a substituir o Comitê central". TROTSKI. Nossas tarefas políticas. Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra. Baseado no texto, explique como se deu a sucessão do governo na Rússia socialista após a morte de Lenin. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, explique a sucessão do governo na Rússia socialista após a morte de Lênin.