(FUVEST 2005 1ª FASE )
O mostrador de uma balança, quando um objeto é colocado sobre ela, indica 100 N, como esquematizado em A. Se tal balança estiver desnivelada, como se observa em B, seu mostrador deveráindicar, para esse mesmo objeto, o valor de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Prova de amor “Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele. E ela, em um supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si, e a laboriosamente expelir aqueles novos pelos, que na pele fechada feriam caminho. Mas quando, afinal, a doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua estranheza àquele homem: “Você não é mais a mesma”, disse ele. E se foi. COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 165.
Enunciado:
“Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele.
Esse pedido do homem, tendo em vista o contexto do conto “Prova de amor”, pode ser interpretado como uma atitude
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
PAPAI NOEL EXISTE!
Gurilândia entrevista o bom velhinho
Como o tema do concurso Repórter Guri Fotográfico é Papai Noel dos meus sonhos, o Gurilândia resolveu entrevistar alguém especial: o bom velhinho!!!
Como é a vida de Papai Noel?
É uma vida voltada para as crianças. É preciso ter dom. Algumas crianças são esclarecidas e outras chegam aqui com um certo temor. Pensam que sou um juiz e que vou julgá-las pelos erros que tenham praticado.
Você dá todos os presentes que lhe pedem?
Não sou de prometer. Quando pedem determinadas coisas digo: “Não sei se tenho na reserva”. Digo que, se não levar no fim do ano, posso levar no meio do ano. Sempre respondo em comunhão com o pai e a mãe.
CRUZ, Márcia Maria.Papai Noel existe! Jornal Estado de Minas. 27 de nov. de 2010. Disponível em:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2010/11/27/interna_gerais,194992/gurilandia-entrevista-o-bom-velhinho.shtml Acesso em: 27 de nov. de 2010.
Considerando a entrevista com o Papai Noel, as crianças
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UNESP) Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Analise os componentes que caracterizam o cálculo desenvolvido para avaliar a pressão exercida pela população humana sobre o meio ambiente.
Carbono: extensão de áreas
florestais capazes de sequestrar emissões de CO2
derivadas da queima de combustíveis fósseis.
Áreas de cultivo: extensão
de áreas usadas para a produção de alimentos e fibras
para o consumo humano, bem
como para a produção de ração para o gado, oleaginosas
e borracha.
Pastagens: extensão de áreas
utilizadas para a criação de
gado de corte e leiteiro e para
a produção de couro.
Florestas: extensão de áreas
necessárias para o fornecimento de madeira, celulose e
lenha.
Áreas construídas: extensão
de áreas cobertas por infraestrutura humana.
Estoques pesqueiros: estimativa de produção primária
necessária para sustentar os
peixes e mariscos capturados.
(www.wwf.org.br. Adaptado.)
Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) Um corpo de 2,4 kg fixado a uma mola horizontal se move com velocidade constante segundo uma trajetória circular de raio R sobre uma superfície horizontal sem atrito. A energia cinética do corpo é de 90,0J, e a força de tração na mola é de 720N. Com base nessa informação, conclui-se que o valor do raio R é, em cm, igual a