(FUVEST 2011 1° FASE) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo.
As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
Note e adote:
- Desconsiderar efeitos dissipativos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo para responder à questão que o segue.
Pranto para comover Jonathan
Os diamantes são indestrutíveis?
Mais é meu amor.
O mar é imenso?
Meu amor é maior,
mais belo sem ornamentos
do que um campo de fl ores.
Mais triste do que a morte,
mais desesperançado
do que a onda batendo no rochedo,
mais tenaz que o rochedo.
Ama e nem sabe mais o que ama.
(PRADO, Adélia. In: Poesia reunida. São Paulo:
Siciliano, 1991, p. 235.)
O poema de Adélia Prado
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A árvore filogenética representa uma hipótese evolutiva para a família Hominidae, na qual a sigla “m.a” significa “milhões de anos atrás”. As ilustrações representam, da esquerda para a direita, o orangotango, o gorila,o ser humano, o chimpanzé e o bonobo. Considerando a filogenia representada, a a maior similaridade genética será encontrada entre os seres humanos e:
- Geografia | 2. Cartografia
(UPE-SSA) A representação cartográfica dos fatos geográficos avançou consideravelmente, nas últimas décadas, sobretudo a partir do emprego de tecnologias modernas utilizadas pela Cartografia, por exemplo, as imagens SRTM, como a que será vista a seguir:
Dentre os itens mencionados a seguir, quais podem ser identificados a partir do exame da imagem?
1. Migrações sazonais das rochas magmáticas
2. Falhas geológicas
3. Relevos escarpados
4. Diferentes massas rochosas
5. Recortes litorâneos
6. Ciclos hidrológicos anuais
Estão CORRETOS apenas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-LíricoO lazer é um fenômeno mundial, fruto da modernidade e das relações que se estabelecem entre o tempo de trabalho e o tempo do não trabalho. Os efeitos da industrialização e da globalização foram percebidos pela velocidade das mensagens veiculadas pela mídia, pela explosão das novas tecnologias da informação e comunicação, pela exacerbação do individualismo e competitividade, pelas mudanças no contexto social e também por uma crise nas relações de trabalho. Em meio a todas essas mudanças, o lazer apresenta-se como um conjunto de elementos culturais que podem ser vivenciados no tempo disponível, seja como atividade prática ou contemplativa.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular do estado de Minas Gerais, 6º ao 9º ano. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Na perspectiva conceitual assumida pelo texto, o lazer constitui-se por atividades que:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha da Mafalda.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/785033778768115351/>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) De quem era o troco da padaria?
b) O que Mafalda queria fazer com o troco da padaria?
c) Por que ela não gastou o troco da padaria?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos
a) Quem é esse inquilino que Mafalda disse que tem dentro da gente e diz o que devemos ou não fazer as coisas certas ou erradas? (Caso os alunos não respondam, diga a eles que é a nossa ética.)
b) Com quem aprendemos a ter atitudes éticas?
c) Como aprendemos a ter atitudes éticas?
3.2. Peça aos alunos que relatem um caso em que agiram com atitude ética.