(FUVEST 2011 1° FASE) Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal. Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo.
As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
Note e adote:
- Desconsiderar efeitos dissipativos.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Acompaña la lectura de tu profesor de la noticia a seguir y después responde la pregunta.
Concurso infantil de pintura “Museo Casa de la Moneda”
Del 16 de abril al 14 de mayo, los niños de 6 a 12 años podrán participar en el Concurso Infantil de pintura que el Museo Casa de la Moneda de Madrid ha organizado, realizando un dibujo inspirado en LA EXPOSICIÓN TEMPORAL “EL EURO, NUESTRA MONEDA” Este concurso se ha organizado con motivo del décimo aniversario del EURO. Los ganadores del concurso recibirán sus premios el día 22 de mayo, a las 12 h.
Retirado del Periódico El Buscapiés.
http://www.elbuscapies.com/archives/2557 (fragmento)
¿Cuál es el período de realización del concurso?
- Ciências - Fundamental | 07. Protozoários e Protozooses
Texto base: Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/Npc2vc>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Enunciado:
a) Identifique o Reino ao qual pertence este ser vivo.
b) Identifique a característica desse ser vivo representada na tirinha.
c) Descreva outras duas características desse ser vivo.
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FAC. ALBERT EINSTEIN) O proprietário de uma residência tem em seu quintal uma laranjeira e pretende que a árvore aumente a produção de frutos. Para isso, ele deverá:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir para responder à questão. Há cerca de 20 anos, era moderno dizer que se tinha “endereço eletrônico” ou trocar essa informação com amigos, namoradas, etc. Isto, hoje, em face do progresso, é coisa superada, em face das inovações tecnológicas que a cada dia nos surpreendem com avanços antes impensáveis. [...] Antes eram os celulares. Quando surgiram, eram um xodó! Hoje, o que menos se usa é o telefone, pois a gama de ofertas tecnológicas (inclusive como máquina de fotografia digital) faz com que as pessoas, a partir de crianças de pouca idade, passem o dia inteiro com ele nas mãos, descobrindo coisas. Tive uma empregada que tinha dois aparelhos, com quatro chips e atendia em média umas 10 ligações por dia. Ela fazia faxina com uma mão e segurava o celular com a outra. O fato é que o celular e a Internet se tornaram hoje um apêndice das pessoas, especialmente dos jovens. É raro quem não os tenha. É indiscutível que os celulares modernos, de última geração, são objetos de utilidade, mas em muitos casos se tornaram motivo de ostentação e estão virando uma paranoia.
Vi, em um consultório médico, enquanto a senhora fazia a ficha com a atendente, que as duas filhas digitavam seus aparelhinhos, buscando aquela “comunicação com o mundo” que o fabricante apregoa. Quatro rapazes estavam na praia, sentados em suas cadeirinhas, com os celulares na mão, fones ao ouvido: davam mais atenção ao que passava na tela do que à paisagem e às meninas que desfilavam pela orla.
É comum ver, em lugares públicos, pessoas conectadas através de celulares, laptops e tablets. Há dificuldades na comunicação com amigos e parentes, mas ela ocorre com os parceiros da web. Os professores têm dificuldade em fazer com que os jovens troquem seus celulares pelo conteúdo das matérias. Há pais que se queixam de que a garotada não abre mão dessa tecnologia nem na hora das refeições. No Brasil, há 2,5 celulares por pessoa. Isso proporciona uma comunicação incrível com o mundo virtual. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 19. out. 2013.
Que ideia o autor defende em relação aos celulares e à Internet?
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FUVEST 2012 1ª FASE) Energia elétrica gerada em Itaipu é transmitida da subestação de Foz do Iguaçu (Paraná) a Tijuco Preto (São Paulo), em alta tensão de 750 kV, por linhas de 900 km de comprimento.
Se a mesma potência fosse transmitida por meio das mesmas linhas, mas em 30 kV, que é a tensão utilizada em redes urbanas, a perda de energia por efeito Joule seria, aproximadamente,