Texto base: Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <http://goo.gl/Npc2vc>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Enunciado:
a) Identifique o Reino ao qual pertence este ser vivo.
b) Identifique a característica desse ser vivo representada na tirinha.
c) Descreva outras duas características desse ser vivo.
Questões relacionadas
- História | 3.5 Nova
(ULBRA) A imagem abaixo retrata cenas do movimento dos caras pintadas que marcou o Brasil durante o ano de 1992.
Observe que, ao fundo, identificamos Brasília e, em destaque, dois jovens marcam o rosto com tinta nas cores verde e amarela presentes na bandeira nacional. O país se transformou em um palco de reivindicações e direcionou o futuro, exigindo:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Para que serve a tecnologia
Computador
“Com os computadores e a internet, mudei muito. A Lian de hoje é totalmente diferente daquela de antes da informática. Me abriu portas e, além de tudo, fui aceita por pessoas que achava que não iriam me aceitar. Com a internet, viajei o mundo. Fui até Portugal e à África. Eu nem sabia que lá a realidade era tão forte. Perto deles, estamos até muito bem.” – Tânia “Lian” Silva, 26, índia pankararu.
TV
“Eu gosto muito de televisão. Assisto às novelas, me divirto muito. Mas, ao mesmo tempo, sei que aquilo tudo que passa lá não é verdade. É tudo uma ilusão.” – Valentina Maria Vieira dos Santos, 89, índia fulni-ô da aldeia Xixi a cla.
MP3 Player
“Cuido do meu tocador de MP3 como se fosse um tesouro. É um pen drive simples, mas é muito especial para mim. Nele ouço músicas indígenas e bandas da própria aldeia. Ele vive emprestado porque acaba sendo a diversão da aldeia inteira. Uso até para exibir uns vídeos que baixo da internet. Basta colocar no aparelho de DVD com entrada USB que tenho.” – Jailton Pankararu, 23, índio pankararu.
Disponível em: www2.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012.
Os depoimentos apresentados no texto retratam o modo como diferentes gerações indígenas relatam suas experiências com os artefatos tecnológicos. Os comentários revelam:
- Física | B. Força Magnética
(UEFS) Realizando experiências para observar o movimento de partículas lançadas na região de um campo magnético, um estudante lançou, inicialmente, um feixe de elétrons com velocidade na região de um campo de indução magnética uniforme, , e, em seguida, mantendo os vetores e , repetiu a experiência, lançando, sequencialmente, um feixe de prótons, um feixe de átomos neutros de sódio e um feixe de íons negativos de flúor que tem, em relação ao elétron, a mesma carga e a massa maior. Com o auxílio de uma câmara de bolhas, observou as trajetórias das partículas, representando-as na figura.
Uma análise da figura permite afirmar corretamente que I, II, III e IV são as trajetórias descritas, respectivamente, pelas partículas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
As cerâmicas das primeiras comunidades da região da Amazônia eram
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Día del padre: ¿permisos de paternidad de un mes? Ellos quieren más
En 2008 el Gobierno de José Luis Rodríguez Zapatero aprobaba la ampliación del permiso de paternidad desde los 13 días existentes hasta el mes de duración. Casi una década después, los hombres cuyos hijos nacieron a partir del 1 de enero de 2017 han podido empezar a disfrutar de esta medida que se fue retrasando año tras año al no ser dotada económicamente en los Presupuestos generales del Estado. Recordar ese derecho es fundamental este domingo, día en el que se celebra el Día del Padre.
Disponível em: http://elpais.com. Acesso em: 10 jul. 2020.
O texto deixa claro que os