(FGV-SP) Observe o mapa abaixo:
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
37. Texto base: Leia o texto a seguir, que se trata de um relato de soldados a respeito da guerra nas trincheiras. O campo de batalha é terrível. Há cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. Um fatalista na Guerra, de Rudolf Binding, soldado na I Guerra Mundial. In: MARQUES, Adhemar; BERUTI, Flávio. História Contemporânea através dos textos. São Paulo: Contexto, 2003. p. 119-120. (Fragmento).
Enunciado:
A guerra de trincheiras inaugurou uma nova característica de combate durante a Primeira Guerra Mundial. Segundo o relato a Primeira Guerra Mundial se apresenta como
- História
“Quem construiu Tebas, a das sete portas? Nos livros vem o nome dos reis, mas foram os reis que transportaram as pedras? Babilônia, tantas vezes destruída, quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas da Lima Dourada moravam seus obreiros?”
Perguntas de um operário que lê. Bertold Brecht.
Heródoto de Halicarnasso, nascido no século V a.C., é comumente conhecido como “o Pai da História”. De acordo com o historiador François Hartog, Heródoto interessava-se, entre outras questões, pelas maravilhas e pelos monumentos considerados, muitas vezes, expressões da influência divina.
Considerando os questionamentos de Bertold Brecht, assinale a alternativa que contém a melhor interpretação para a frase de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
- Literatura | 4.5 Simbolismo
O ASSINALADO
Tu és o louco da imortal loucura,
O louco da loucura mais suprema.
A Terra é sempre a tua negra algema,
Prende-te nela a extrema Desventura.
Mas essa mesma algema de amargura,
Mas essa mesma Desventura extrema
Faz que tu'alma suplicando gema
E rebente em estrelas de ternura.
Tu és o Poeta, o grande Assinalado
Que povoas o mundo despovoado,
De belezas eternas, pouca a pouco...
Na Natureza prodigiosa e rica
Toda a audácia dos nervos justifica
Os teus espasmos imortais de louco!
Publicado no livro ÚItimos sonetos (1905). Fundação Catarinense de Cultura; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1988
Cruz e Sousa é um expoente da poesia simbolista no Brasil e um dos três maiores do mundo. No poema, a característica predominante do Simbolismo é a/o
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
O HIV/Aids ainda consiste em importante agravo de saúde pública. O grupo de maior incidência, no início da epidemia, composto por homossexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas, tem apresentado queda na prevalência da infecção e, nos últimos tempos, tem-se observado uma maior incidência no público heterossexual, permanecendo a população masculina como um dos principais acometidos pela infecção. Em adição, é estimado que apenas uma em cada três pessoas contaminadas tem conhecimento da sua condição sorológica, fato que vem impulsionando Programas de Saúde Humana a intensificar esforços na identificação precoce da doença por meio de novas tecnologias.
(Brasil. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico AIDS, 2010).
A doença em questão trata-se de uma
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Complete a frase.
a) Getúlio Vargas, em 1937, articulou um golpe de estado para continuar no poder. Ele cancelou a Constituição e implantou uma ditadura. Esse período ficou conhecido como __________________.
b) Assinale as mudanças instauradas nesse período para a organização cultural, política e social brasileira.
( ) nova Constituição
( ) eleições com direito ao voto
( ) perseguições na imprensa e nos meios de comunicação
( ) aumento na imigração
( ) mudanças na economia do país