Durante suas férias, oito amigos, dos quais dois são canhotos, decidem realizar um torneio de vôlei de praia. Eles precisam formar quatro duplas para a realização do torneio. Nenhuma dupla pode ser formada por dois jogadores canhotos.
De quantas maneiras diferentes podem ser formadas essas quatro duplas?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Descendente de italianos, Lívio Abramo (1903-1992) nasceu em Araraquara. Em São Paulo, frequentou teatros, exposições e conferências artísticas. Estudou no Colégio Dante Alighieri quando começou a se interessar por desenho. Sempre sonhou em ser arquiteto, mas não conseguiu concluir os estudos.
Lívio Abramo tornou-se artista por conta própria - autodidata. Conheceu as gravuras de Oswaldo Goeldi e, quando tinha 27 anos, visitou uma exposição de gravuras dos expressionistas alemães, em São Paulo. Ao sentir a força das gravuras de Kathe Kollwitz e demais artistas, decidiu fazer o mesmo.
Início da carreira do artista
Abramo conta sua experiência: "ao sair dessa exposição, fui para casa, peguei uma gilete e um pedaço de madeira e fiz minha primeira gravura". Ao lado de Goeldi, Abramo é considerado o introdutor da gravura moderna no Brasil.
Num período de dificuldades financeiras, trabalhou fazendo desenhos de moda, cartazes de propaganda, pintura de anúncios e cenários de teatro e cinema. Engajou-se no Partido Comunista Brasileiro, com o qual rompeu.
As fases do artista
Entre de 1935 até 1938, morou numa vila operária no Brás e a temática de suas gravuras e desenhos era sempre social. Essa sua primeira fase se caracteriza por forte influência expressionista, como se pode ver em Operário, no alto.
A temática, a maneira de gravar e os traços fortes são característicos do expressionismo.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a intensa atividade política o afastou de seus trabalhos artísticos. Tornou a desenhar e gravar em 1947 quando foi convidado para ilustrar o livro "Pelo Sertão" de Afonso Arinos, o que fez com que se voltasse para temas relacionados à paisagem do Brasil.
Sua última fase é o período em que ocorre um amadurecimento artístico, quando ele cristaliza melhor sua linguagem gráfica, já valorizada pelos claros e escuros. Lívio Abramo faz uma série de gravuras sobre o Rio de Janeiro e uma série sobre festas em que procurava mesclar o que tinha visto na Europa com as festas populares brasileiras.
Foi convidado pelo Itamaraty a integrar a Missão Cultural Brasil-Paraguai. Em 1962, mudou-se para o Paraguai e dirigiu, até 1992, o Setor de Artes Plásticas e Visuais. É fundador do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraguai.
Faceta expressionista:
É quando a expressão artística toma aspecto de crítica social; as figuras são deformadas, as cores contrastantes e as pinceladas vigorosas, rejeitando todo tipo de comedimento. Retoma as artes gráficas, especialmente a xilogravura, devido ao interesse pela arte primitiva. Essa poética encontra sua tradução em motivos retirados do cotidiano.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1687u32.jhtm
Converse com a turma sobre o tema "gravura" e peça que pesquisem a respeito do assunto em livros, revistas, jornais e sites na internet, observando o contraste de luz e sombra. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado, compartilhe também o texto acima e direcione a análise das imagens de acordo com o tema luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam uma gravura utilizando como matriz um pedaço de acetato, que pode ser uma transparência de retroprojetor ou aproveitamento de embalagem. Para gravar sobre o acetato eles poderão usar um objeto metálico com ponta, como por exemplo, uma agulha. Peça para os alunos fazerem um desenho em folha de papel sulfite e colocar por baixo do acetato. Lembre os alunos que o local onde eles sulcarem o acetato será o local onde ficará mais claro e os espaços não trabalhados com a agulha ficarão mais escuros, um efeito em negativo. Depois é só passar tinta gauche bem espessa com rolo de espuma sobre o acetato, colocar uma folha de papel sulfite branca, pressionar com um pedaço de tecido e movimentos regulares e tirar a folha.
Combine com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
- Geografia | A. Globalização
Não estou mais pensando como costumava pensar. Percebo isso de modo mais acentuado quando estou lendo. Mergulhar num livro, ou num longo artigo, costumava ser fácil. Isso raramente ocorre atualmente. Agora minha atenção começa a divagar depois de duas ou três páginas. Creio que sei o que está acontecendo. Por mais de uma década venho passando mais tempo on-line, procurando e surfando e algumas vezes acrescentando informação à grande biblioteca da internet. A internet tem sido uma dádiva para um escritor como eu. Pesquisas que antes exigiam dias de procura em jornais ou na biblioteca agora podem ser feitas em minutos. Como disse o teórico da comunicação Marshall McLuhan nos anos 60, a mídia não é apenas um canal passivo para o tráfego de informação. Ela fornece a matéria, mas também molda o processo de pensamento. E o que a net parece fazer é pulverizar minha capacidade de concentração e contemplação.
CARR. N. “Is Google making us stupid?”. Disponível em: www.theatlantic.com. Acesso em: 17 fev. 2013 (adaptado).
Em relação à internet, a perspectiva defendida pelo autor ressalta um paradoxo que se caracteriza por
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UFJF) Sobre os processos reprodutivos das briófitas e pteridófitas, é CORRETO afirmar:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Nigeria se indigna con la Tomatina de Buñol por el desperdicio de tomates
La escasez de tomates lleva a la población nigeriana a indignarse con la Tomatina.
Una plaga agrícola en Nigeria está provocando una subida muy pronunciada en el precio de los tomates.
La Tomatina es una fiesta muy famosa que se celebra en la localidad valenciana de Buñol, donde todos los años en agosto se reúnen más de 20.0000 personas procedentes de todo el mundo. Durante estos días se ha hecho muy popular en Nigeria, aunque para su población, más que una fiesta, es un desperdicio y una falta de respeto.
El precio de una cesta grande de tomates en Nigeria se ha disparado hasta llegar a los 200 euros, según informa la BBC. La culpa de la escasez la tiene una plaga de polillas del tomate, que ha afectado a la agricultura nigeriana y ha pronunciado notablemente el precio de los tomates. En este país, donde la hortaliza cumple una función principal en los guisos, el sueldo medio ronda en torno a 250 euros mensuales.
Muchos nigerianos han publicado en redes sociales su indignación por la celebración de la Tomatina, ya que consiste en desperdiciar tomates, según informa The Washington Post.
Más de 20.000 personas participan en La Tomatina cada año, superando los 150.000 kilos de tomate desperdiciados en un día. Sin embargo, la empresa que proporciona la hortaliza, ha explicado que se utilizan tomates muy pequeños o blandos, que no cumplen con los requisitos necesarios para su comercialización.
Disponible en: <http://goo.gl/WirLYe>. Acceso el: 24 jun. 2016.
Sobre la fiesta de la Tomatina , el texto dice que hay un/ una
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.
Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta.