Verbo ser
QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) A Tall Order
The sky isn’t the limit for an architect building the world's first invisible skyscraper.
Charles Wee, one of the world’s leading high-rise architects, has a confession to make: he’s bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which punctuate the skylines of rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a novel concept: the first invisible skyscraper.
As the tallest structure in South Korea, his Infinity Tower will loom over Seoul until somebody pushes a button and it completely disappears.
When he entered a 2004 competition to design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made summits. “I thought, let’s not jump into this stupid race to build another ‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let’s take an opposite approach — let’s make an anti-tower.”
The result will be a 150-story building that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively function as an enormous television screen, being able to project an exact replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye, the building will appear to have melted away.
It will be the most extraordinary achievement of Wee’s stellar architectural career. After graduating from UCLA, he worked under Anthony Lumsden, a prolific Californian architect who helped devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins.
HINES, N. Disponível em: http://mag.newsweek.com. Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).
No título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order e The sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 04, 05 e 06 referem-se à tirinha a seguir, criticando os diálogos realizados entre vários interlocutores (participantes) envolvidos num processo de desenvolvimento estabelecido pelo grupo.
Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/intro/processo.htm – 20/11/2010 – adaptado.
Assim como acontece nas propagandas divulgadas diariamente, o Consultor de Negócios descreve uma situação em que podemos entender na metáfora destacada no quinto quadrinho da tirinha, o fator primordial em que as empresas apresentam para conquistar os cliente e vender os seus produtos, de forma até ilusória, oferecendo
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe algumas moradias no Brasil.
Marque um X nas características que diferenciam essas moradias.
( ) O lugar em que se encontram.
( ) A quantidade de automóveis presente nas ruas.
( ) A situação econômica dos moradores.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. O presidente Juscelino Kubitschek durante a inauguração da fábrica de automóveis da Volkswagen no Brasil em 19 de novembro de 1959. Disponível em: https://i.pinimg.com/564x/6d/5a/0d/6d5a0d6167f1238f8aadd1ec28e34836.jpg. Acesso em: 12 dez. 2017. (adaptado)
Enunciado:
A imagem simboliza um dos objetivos de governo do presidente JK em seu notório Plano de Metas, notadamente: