“O papel de herói da Inconfidência Mineira cabe ainda a Tiradentes porque ele foi o inconfidente que recebeu a pena maior: a morte na forca, uma vez que o próprio réu, durante a devassa, assumiu para si toda a culpa. Sabe-se, no entanto, que sua morte se deve também em grande parte à acusação dos demais inconfidentes, bem como a sua condição social: pertencente à camada média da sociedade mineira, sem importantes ligações de família, sem ilustração nem boas maneiras”.
Cândida Vilares Gancho & Vera Vilhena de Toledo. Inconfidência Mineira. São Paulo, Editora Ática, Série Princípios,1991. p.45.
A Inconfidência Mineira é muito importante por ser a primeira revolta separatista do Brasil. No entanto, a figura do herói Tiradentes ainda provoca debates pois existe:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Analise o texto a seguir. OMS diz que a Nigéria venceu o ebola de forma espetacular [...] A OMS pode declarar o fim oficial de uma epidemia de ebola se dois períodos de incubação de 21 dias passarem sem novos casos – ou seja, 42 dias. A agência espera que novos casos da doença, portanto, só devem surgir se o vírus for trazido novamente do exterior. Para declarar oficialmente o fim de uma epidemia em uma região, a OMS reúne um comitê de vigilância, epidemiologia e de testes de laboratório para determinar se todas as condições para tal foram cumpridas. Além de vigiar 900 casos considerados de risco, a Nigéria adotou controles nos aeroportos e portos do país. As viagens ao exterior não foram proibidas, mas a principal companhia aérea do país, Arik Air, suspendeu os voos para Libéria e Serra Leoa. Observação. A Nigéria é o segundo país a comemorar uma importante vitória contra o ebola. [...] [...] Os países mais atingidos são Libéria, Serra Leoa e Guiné. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/capa/mundo/oms-diz-que-a-nigéria-venceu-o-ebola-de-forma-espetacular-1.934789>. Acesso em: 21 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O uso do adjetivo “espetacular” no título revela qual intenção?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2005 1ª FASE) Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de
- Geografia | 2. Cartografia
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem "extensões" ou "contrações", que resultam em distorções ou "rasgos". Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.
Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.
Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 7 – unidade 2 – do livro didático, v.8, p.53.
[...] O homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina. [...]
- Ouça e analise com os alunos a canção “Terceira pessoa do plural”, executada pelo Engenheiros do Hawaii.
- Sob a visão da ética, solicite aos alunos que associem a letra da canção ao texto apresentado pelos autores do livro didático, v.8, capítulo 7, unidade 2, p.53, e registrem por escrito.
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
A venda de produtos que prejudicam a saúde impulsiona as vendas de remédios. A saúde é oferecida a partir da lógica de mercado, ou seja, os lucros. A ética é colocada em segundo plano.
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Combustíveis que poluem, carros, cervejas, vestuários são associados ao consumo hedônico, a busca pela satisfação. As pessoas ignoram as consequências do consumismo. A ética é colocada em segundo plano.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
O imediatismo está associado com o hedonismo no contexto atual. O culto ao corpo, ao novo, também são alvos do mercado, da busca pelos lucros.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Mercadorias que duram pouco para que as compras continuem. Os consumidores estão satisfeitos porque querem continuar a comprar.
Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar
De acordo com o texto, apresentado pelos autores do livro didático, v.8, p.53, o homem só tem significado como produtor ou consumidor anônimo (de preferência como consumidor) de mercadorias, tendo, ele próprio, se transformado em mercadoria no que ser refere à questão do trabalho assalariado, ou como apêndice de máquina.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? [2X]
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais.
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Este é o vazio do consumidor hedonista. As mídias condicionam a percepção e, por mais que eles comprem, não estarão completos.
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
"Eles" são as empresas e instituições privadas, detentoras dos meios de produção e do processo de formação e distribuição de riquezas, as grandes corporações internacionais. O lucro é mais importante e a ética é parcial.
Humberto Gessinger
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
Outro endereço - Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M&feature=youtu.be>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Professor, organize a turma em grupos e solicite aos alunos que façam paródias de suas canções preferidas, destacando a importância da ética nas ações empreendedoras e as mudanças necessárias nas relações de consumo das pessoas. Em seguida, os alunos apresentarão as paródias para turma.
- Química | 3.8 Bioquímica
Sabe-se que a ingestão frequente de lipídios contendo ácidos graxos (ácidos monocarboxílicos alifáticos) de cadeia carbônica insaturada com isomeria trans apresenta maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo que isso não se observa com os isômeros cis.
Dentre os critérios seguintes, o mais adequado à escolha de um produto alimentar saudável contendo lipídios é: