O elevador mais rápido do mundo começa a funcionar em abril em uma torre de 213 m de altura em Hitachinaka City, no Japão. Segundo a fabricante, a G1 Tower vai permitir realizar testes de verificação do elevador mais rápido do mundo, que chega a atingir a velocidade de 1080 metros por minuto, com uma massa de 5 toneladas.
Disponível em: https://www.terra.com.br. Acesso em: 12 jun. 2017 (adaptado).
Supondo que esse elevador suba com sua velocidade máxima por toda a extensão da torre e que a aceleração gravitacional valha 10 m/s2, a potência média desenvolvida por ele é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Interview with Luke Dollar, National Geographic Emerging Explorer, conservationist and scientist
NG Kids: What’s a normal day like for you?
Dollar: I don’t have normal days. There is no predictability in my days, but what is predictable is that it’s gonna start before the sun is up and end well after the next day has arrived. We live in a global society and by the time I am up at 5 a.m., it’s 2 in the afternoon in Madagascar.
The day is going to be full of stuff that I love. I am a professor in North Carolina….at Pfeiffer University. When I got there they said, we need an environmental science program. So I got to develop the major and the curriculum.
NG Kids: What do you do for fun […]?
Dollar: I play with my dogs and train them. They are Chesapeake Bay retrievers. I wrestle with my son Zachary. The most wonderful sound in the world is a baby’s laughter.
Available at: http://kids.nationalgeographic.com/kids/stories/peopleplaces/interview-with-luke-dollar/. Accessed on Oct 10th 2011. (Extract)
Vocabulary:
Wrestle – praticar luta livre
This text is about
- História | B. Roma
(UPE) Observe e analise atentamente a imagem a seguir:
Ela retrata um pedestal romano encontrado em Mainz, na Alemanha, no qual se observam dois cativos acorrentados. Essa imagem representa a(s) seguinte(s) característica(s) sociopolítica(s) da Roma Antiga:
- História
A imagem a seguir é uma foto que retrata a marcha dos “18 do Forte”, ocorrida em 5 de julho de 1922, quando o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi tomado durante um levante militar.
Esse movimento está relacionado:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.11 Gráfico e Infográfico
Texto base: Analise os textos a seguir. Texto 1 OMS diz que a Nigéria venceu o ebola de forma espetacular [...] A OMS pode declarar o fim oficial de uma epidemia de ebola se dois períodos de incubação de 21 dias passarem sem novos casos – ou seja, 42 dias. A agência espera que novos casos da doença, portanto, só devem surgir se o vírus for trazido novamente do exterior. Para declarar oficialmente o fim de uma epidemia em uma região, a OMS reúne um comitê de vigilância, epidemiologia e de testes de laboratório para determinar se todas as condições para tal foram cumpridas. Além de vigiar 900 casos considerados de risco, a Nigéria adotou controles nos aeroportos e portos do país. As viagens ao exterior não foram proibidas, mas a principal companhia aérea do país, Arik Air, suspendeu os voos para Libéria e Serra Leoa. Observação. A Nigéria é o segundo país a comemorar uma importante vitória contra o ebola.[...] [...] Os países mais atingidos são Libéria, Serra Leoa e Guiné. Disponível em: <http://www.otempo.com.br/capa/mundo/oms-diz-que-a-nigéria-venceu-o-ebola-de-forma-espetacular-1.934789>. Acesso em: 21 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O texto 2 é um infográfico que está associado ao texto 1 – uma reportagem. De que forma a multimodalidade contribui para a produção de sentidos nos textos?
- Física | 3.2 Dilatação
(EPCAR-AFA) Em um laboratório de física é proposta uma experiência em que os alunos deverão construir um termômetro, o qual deverá ser constituído de um bulbo, um tubo muito fino e uniforme, ambos de vidro, além de álcool colorido, conforme a figura abaixo.
O bulbo tem capacidade de 2,0 cm3 o tubo tem área de secção transversal de 1,0.10-2 cm2 e comprimento de 25 cm.
No momento da experiência, a temperatura no laboratório é 30 oC, e o bulbo é totalmente preenchido com álcool até a base do tubo. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação do álcool é 11.10-4 oC-1 e que o coeficiente de dilatação do vidro utilizado é desprezível comparado ao do álcool, a altura h, em cm, atingida pelo líquido no tubo, quando o termômetro for utilizado em um experimento a 80 oC é