(ENEM 2019 1a APLICAÇÃO) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.
LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.) História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.
A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a:
Questões relacionadas
- História
A irrigação não pode ser vista como a causa do surgimento do Estado centralizado e da civilização egípcia: pelo contrário, um sistema centralizado de obras hidráulicas para a agricultura irrigada surgiu como resultado tardio de um Estado forte.
(Ciro F. Cardoso. O Egito Antigo, 1982.)
A partir do texto conclui-se que, no Egito Antigo,
- Física | A. Leis de Newton
Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é μ e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas:
1. Se a maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo.
2. Se o avião for acelerado com uma aceleração superior a μg, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca.
3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que μg, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
Na fábula anterior, empregou-se a variante linguística conhecida como registro
- Física | B. Vetorial
(PUCRJ) Uma bola é lançada com velocidade horizontal de 2,5 m/s do alto de um edifício e alcança o solo a 5,0 da base do mesmo. Despreze efeitos de resistência do ar e indique, em metros, a altura do edifício.
Considere: g= 10 m/s²
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem e leia o texto a seguir.
Crédito http://www.dianapadua.com/blog/aquarela-do-brasil-walt-disney/. Acesso em: abr. 2012.
Em 1942, Walt Disney lançou um desenho animado chamado Alô, Amigos! Em inglês e dublado em português e espanhol, narra a viagem do Pato Donald pela América Latina. Por onde passa, o personagem vai fazendo amigos e conhecendo a música, a culinária, a cultura e a paisagem dos locais visitados. Ao passar pelo Brasil, Pato Donald conhece um simpático papagaio que lhe mostra os encantos do Brasil. Batizado de Zé Carioca, ou seja, José Carioca, este personagem foi criado por Disney no início da década de 1940 com o objetivo de aproximar a cultura norte-americana da brasileira, no contexto da Guerra Fria.
Disponível em: http://www.educacao.org.br/eja/bibliotecadigital/cienciashumanas/apoio/Apoio%20ao%20Aluno/Temas%20de%20Estudo%20-%20EF/História%20-%20E. Acesso em maio de 2012.
No período da Guerra Fria era importante para os EUA criar laços culturais com os países da América Latina, inclusive o Brasil. Analisando a política externa do país entre 1945 e 1964, em relação aos EUA, é correto afirmar que