(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
Folha de S. Paulo. Classificados, 27 fev. 2012 (adaptado).
Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato.
Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regiões na fronteira Brasil-Bolívia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas.
Assinale a alternativa que contém o estado da Região Norte onde esse fato está ocorrendo, os rios mencionados e três causas do desmatamento naquela área.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As fábulas eram característica cultural de assírios e babilônios, contudo, graças a Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C., essas histórias se consagraram como um gênero. Ele é considerado por Martins (1986), o “pai” do gênero. Suas fábulas atravessaram séculos, e em seus textos utilizava animais com características humanas objetivando dar exemplos através de ações e comportamentos de animais. Estas fábulas são conhecidas ainda hoje. O gênero fábula pode ser definido do Latim – fábula, narração. Narrativa curta, não raro, identificada com o apólogo e a parábola, em razão da moral implícita ou explícita, que deve encerrá-la, e de sua estrutura dramática. Em geral, é “protagonizada por animais irracionais, cujo comportamento, preservando as características próprias, deixa transparecer uma alusão, via de regra, satírica ou pedagógica, aos seres humanos” (MOISÉS, 1999, p. 226). Podemos ver as fábulas como gênero universal devido a sua íntima ligação com o saber popular. Esse gênero refere-se então a “uma pequena narrativa que serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude, e termina, invariavelmente, com uma lição de moral” (BAGNO, 2006, p. 51). Percebe-se que este gênero tem acompanhado a humanidade nas mais diversas sociedades. A produção ou a reprodução de histórias dentro de determinado momento pode dizer muito sobre o pensar ou sobre a vida de uma sociedade em certa época.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O texto apresenta caracterizações do gênero “fábula”. Considerando-se as informações abordadas no texto, a fábula
- Química | 1.4 Ligações Químicas
A estrutura molecular que compõe as fibras dos tecidos define o comportamento deles, como maciez, absorção de umidade do corpo e tendência ao encolhimento. As fibras de algodão contêm, em maior proporção, celulose, um polímero carboidrato natural. Já os tecidos sintéticos de poliéster têm propriedades diferentes do algodão. O poliéster é uma classe de homopolímeros e copolímeros que contém o grupo funcional éster na sua estrutura, como o politereftalato de etileno. A reação de polimerização prende fortemente os monômeros formando fibras capazes de garantir as fibras uma propriedade de resistir às tensões aplicadas na mesma.
A resistência às tensões aplicadas nas fibras poliméricas ocorre devido à formação de
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
S. Paulo, 13-XI-42
Murilo
São 23 horas e estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno. Tomei com uma gripe na semana passada, depois, desensarado, com uma chuva, domingo último, e o resultado foi uma sinusitezinha infernal que me inutilizou mais esta semana toda. E eu com tanto trabalho! Faz quinze dias que não faço nada, com o desânimo de apósgripe, uma moleza invencível, e as dores e tratamento atrozes. Nesta noitinha de hoje me senti mais animado e andei trabalhandinho por aí. (...)
Quanto a suas reservas a palavras do poema que lhe mandei, gostei da sua habilidade em pegar todos os casos “propositais”. Sim senhor, seu poeta, você até está ficando escritor e estilista. Você tem toda a razão de não gostar do “nariz furão”, de “comichona”, etc. Mas lhe juro que o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente. As palavras são postas de propósito pra não gostar, devido à elevação declamatória do coral que precisa ser um bocado bárbara, brutal, insatisfatória e lancinante. Carece botar um pouco de insatisfação no prazer estético, não deixar a coisa muito bem-feitinha.(...) De todas as palavras que você recusou só uma continua me desagradando “lar fechadinho”, em que o carinhoso do diminutivo é um desfalecimento no grandioso do coral.
Mário de Andrade, Cartas a Murilo Miranda.
(FUVEST 2008 1ª FASE) No texto, as palavras “sinusitezinha” e “trabalhandinho” exprimem, respectivamente,
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os documentos, registros, lembranças, dentre outras fontes representam um patrimônio para a humanidade. O conhecimento da nossa História depende destes registros. Os sítios arqueológicos, por exemplo, fazem parte do nosso patrimônio nacional. Por isso existem leis que os protegem.
Enunciado:
A) Que tipos de informações pode-se extrair dos sítios arqueológicos?
B) Alguns desses sítios são abertos à visitação do público. A quais tipos de perigos esses patrimônios estão expostos, atualmente?