Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(FITS) Os amálgamas, que são ligas metálicas de Ag, Sn, Cu, Zn e Hg e as resinas poliméricas são materiais utilizados nas restaurações dentárias, pois são considerados bons materiais por não sofrerem corrosão pela saliva nem pelos alimentos ácidos. Entretanto, apresentam duas desvantagens: a cor e o efeito de dor causado quando a obturação metálica entra em contato com algum material de alumínio, como uma colher ou um pedaço de papel-alumínio. A dor é causada por uma corrente galvânica que pode chegar a 30
Al3+(aq) + 3e– ↔ Al(s) , E° = – 1,66 V Sn2+(aq) + 2e– ↔Sn(s), E° = – 0,14 V
2 H1+(aq) + 2e– ↔ H2(g), E° = 0,00 V
Hg2+(aq) + 2e– ↔ Hg(l), E° = + 0,80 V
Ag1+(aq) + 1e– ↔ Ag(l), E° = + 0,85 V
Conforme os potenciais-padrão de redução (Eº) de algumas semirreações apresentados e as informações do texto, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Pronomes
Leia a tirinha a seguir e resolva a questão.
Na tirinha de Fernando Gonsales, o pronome
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(Ufpb) Em uma aula de Biologia, os estudantes puderam observar, ao microscópio, emissão de pseudópodos em amebas e movimento de ciclose em células de folhas de Elodea. As estruturas celulares diretamente envolvidas nos movimentos celulares observados são os
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“ O vento da vida, por mais que cresça, nunca pode chegar a ser bonança; o vento da fortuna pode chegar a ser tempestade, e tão grande tempestade, que se afogue nela o mesmo vento da vida.”
(Antônio Vieira, “Sermão de quarta-feira de cinza do ano de 1672”, em A Arte de Morrer. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 56.)
No sermão proferido na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em Roma, Vieira recorre a uma metáfora para chamar a atenção dos fiéis sobre a morte.
Assinale a alternativa que expressa a mensagem veiculada pela imagem do vento.
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(ESPCEX) “Em 1540 a.C., o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...].”
Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 313.
Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que
I. a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.
II. no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.
III. os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.
IV. a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.
V. a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.