Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme.
Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Observe a tira.
PIRATAS DO TIETÊ
No primeiro e no segundo quadrinhos, os dois pontos de exclamação reforçam a ideia de
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Um medidor de velocidade funciona com dois sensores instalados sob o asfalto. Um microprocessador recebe os sinais elétricos emitidos pelos sensores, calculando a velocidade v em função da distãncia fixa entre os sensores e o tempo gasto durante a passagem distãncia do veículo, assim,
tempo Se a velocidade for maior do que a máxima permitida para a via, um sistema de vídeo é acionado para capturar a imagem do veículo infrator. Dois destes medidores estão instalados em uma avenida, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h e a distãncia entre os sensores é de meio metro (0,5 m).
Um motorista dirige um carro, nessa avenida, com o velocímetro descalibrado. Ao passar pelo primeiro medidor ele se lembra da existência dos medidores, reduzindo em 10 km/h a velocidade do seu veículo, e passa pelo segundo medidor. Sabe-se que o microprocessador do primeiro medidor registrou que o veículo passou entre os sensores em 0,024 segundos e, pela legislação vigente, a multa é classificada em:
Média: se a velocidade do veículo é maior do que 60 km/h e menor ou igual a 72 km/h;
Grave: se a velocidade do veículo é maior do que 72 km/h e menor ou igual a 90 km/h;
Gravíssima: se a velocidade do veículo é maior do que 90 km/h. (Para transformar a velocidade de m/s para km/h multiplica-se por 3,6).
Qual(ais) multa(s) esse infrator recebeu?
- História | 6.15 Descolonização
(UEPB) Foi a partir de 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, que o processo de descolonização na Ásia e na África ganhou força. Até o início da década de 70 do século XX, cerca de 40 países reafirmaram suas independências, se opondo à dominação efetivada pelas potências capitalistas do mundo ocidental.
Assinale a alternativa que possui três fatores que influenciaram na descolonização afro-asiática.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As lutas podem ser classificadas de diferentes formas, de acordo com a relação espacial entre os oponentes. As lutas de contato direto são caracterizadas pela manutenção do contato direto entre os adversários, os quais podem procurar empurrar, desequilibrar, projetar ou imobilizar o oponente. Já as lutas que mantêm o adversário a distância são caracterizadas pela manutenção de uma distância segura em relação ao adversário, para não ser atingido pelo oponente, procurando o contato apenas no momento da aplicação de uma técnica (golpe). Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.
Curitiba: SEED, 2008. Adaptado.
Com base na classificação presente no texto, são lutas de contato direto e de luta que mantém o adversário a distância, respectivamente: