A diplomacia de Rio Branco, paradigmática para o período, buscou atender a três principais objetivos: a definição das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do país e a afirmação da liderança brasileira na América do Sul. Para a consecução desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela política de "aliança não escrita" com os Estados Unidos.
SANTOS, L. C. V. G. 0 dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil. São Paulo: EDUNESP, 2010 (adaptado).
No texto em questão, a política externa brasileira esteve direcionada para
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- Espanhol - Fundamental | 3.09 Números Cardinales (Números Cardinais)
Marca a alternativa em que a escrita do número nas orações está correta:
" Mi papá tiene 49 años."
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(FUVEST 2007 1ª FASE) Uma empresa de construção dispõe de 117 blocos de tipo X e 145 blocos de tipo Y. Esses blocos têm as seguintes características: todos são cilindros retos, o bloco X tem 120 cm de altura e o bloco Y tem 150 cm de altura.
A empresa foi contratada para edificar colunas, sob as seguintes condições: cada coluna deve ser construída sobrepondo blocos de um mesmo tipo e todas elas devem ter a mesma altura. Com o material disponível, o número máximo de colunas que podem ser construídas é de
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Enciclopédia Hécate ou Hécata, em gr. Hekáté. Mit gr. Divindade lunar e marinha, de tríplice forma (muitas vezes com três cabeças e três corpos). Era uma deusa órfica, parece que originária da Trácia. Enviava aos homens os terrores noturnos, os fantasmas e os espectros. Os romanos a veneravam como deusa da magia infernal.
CESAR, Ana Cristina. Enciclopédia. In: Destino: poesia. Organização de Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 2016. p.35.
O título do texto, Enciclopédia, indica um gênero que cumpre a função de reunir, de maneira metódica, conhecimentos diversos, de modo a se facilitar a consulta. O conhecimento apresentado no texto, acerca de “Hécate”, cumpre a função de empregar a linguagem para
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Materiais:
- Argila
- Palito de picolé
- Água
- Flanela para limpeza
Desenvolvimento:
1. No Egito, as esfinges são prodigiosas construções de pedra em forma de um leão deitado, com cabeça humana e olhar enigmático saindo da juba. A mais famosa encontra-se no prolongamento da pirâmide de Quéfren, próximo ao Templo do Vale nas cercanias das mastabas e das pirâmides de Gizé. A esfinge sempre guarda essas necrópolis gigantes; o seu rosto pintado de vermelho contempla o único ponto no horizonte onde nasce o Sol. É a guardiã das entradas proibidas e das múmias reais; escuta o canto dos planetas; à beira das eternidades, vela sobre tudo o que foi e o que será; vê correr, ao longe, os Nilos celestes e navegar as barcas solares.
Segundo as histórias míticas, as esfinges só permitiam a passagem dos viajantes que decifravam um pergunta enigmática que ela os fazia sob o risco de perder a vida, daí a famosa frase "decifra-me ou te devoro". Por outro lado, a simbologia da esfinge remonta também a uma busca espiritual, à construção de uma resposta sobre o mundo que nasce internamente, dentro do homem, a Grécia apreende e mantém a tradição das esfinges egípcias e sua aparição mais famosa está no mito de Édipo rei. Quando Édipo chega a Tebas a Esfinge lhe faz uma pergunta para que ele possa entrar na cidade: o que tem quatro patas de manhã, duas ao meio dia e três à noite? Édipo responde que é o homem que quando criança engatinha, quando adulto anda sobre seus pés e quando velho se apoia numa bengala. Depois que Édipo verbaliza sua resposta a esfinge lhe deixa entrar.
2. Distribuir a cada criança uma pequena quantidade de argila que será dividida em duas partes: uma deverá assumir o formato de uma bola, a outra deverá ser aberta sobre a mesa em forma de um quadrado onde a cabeça da esfinge será fixada.
3. A bola de argila deve ser modelada pelas crianças de modo a resultar num formato de Esfinge. Não interessa que seja como a Esfinge do Egito, mas que seja importante enquanto Esfinge para a criança. Os palitinhos de picolé poderão ser utilizados para definição das formas da Esfinge e a água servirá para tornar a peça lisa
4. Depois de esculpir na argila sua esfinge, com a ajuda de uma régua (que deverá passar por baixo da peça, descolar a mesma da mesa e fixá-la sobre a placa de argila procedendo com os devidos arremates e acabamentos.
5. Cada criança poderá colocar seu nome nas placas.
6. Deixar secar e montar uma exposição com as peças.
Observações:
1. As peças de argila tendem a rachar depois de secas, isto se deve normalmente ao excesso de água usada no seu manuseio.
Referências:
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos.Tradução de Vera da Costa e Silva. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
GOMBRICH, E. H. A história da arte.Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Algumas lojas de médio e pequeno porte costumam formar grupos para realizar compras de grandes lotes de mercadoria diretamente do fabricante. Desse modo, conseguem negociar bons preços, tornando-se competitivas frente a grandes redes de lojas. Considere que um desses grupos de pequenas lojas realizou um pedido que totalizou R$ 400.000,00, de modo que o valor total foi igualmente dividido pelas lojas que formam o grupo.
Faltando pouco tempo para a data do pagamento, seis lojas desse grupo desistiram da compra e saíram do grupo. Para manter o preço negociado com a fabricante, as demais lojas que permaneceram no grupo aceitaram assumir o custo total da compra, fazendo com que cada uma tivesse que contribuir adicionalmente com R$ 15.000,00.
A quantidade de lojas que formavam o grupo inicialmente era igual a