Com seu manto real em verde e amarelo, as cores da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam também os tons da natureza do “Novo Mundo”, cravejado de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente, com o cabeção de penas de papo de tucano em volta do pescoço, D. Pedro II foi coroado imperador do Brasil. O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos de café e tabaco, coroado como um César em meio a coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em sinônimo da nacionalidade.
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias. A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de tal estratégia era
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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Concurso infantil de pintura “Museo Casa de la Moneda”
Del 16 de abril al 14 de mayo, los niños de 6 a 12 años podrán participar en el Concurso Infantil de pintura que el Museo Casa de la Moneda de Madrid ha organizado, realizando un dibujo inspirado en LA EXPOSICIÓN TEMPORAL “EL EURO, NUESTRA MONEDA” Este concurso se ha organizado con motivo del décimo aniversario del EURO. Los ganadores del concurso recibirán sus premios el día 22 de mayo, a las 12 h.
Retirado del Periódico El Buscapiés.
http://www.elbuscapies.com/archives/2557 (fragmento)
¿Cuál es el período de realización del concurso?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O mundo do contista Franz Kafka é uma casa burguesa, solidamente construída na aparência, com uma fachada um pouco descuidada. Entramos, e respiramos o ar das penúrias dolorosas, de quartos mal ventilados. Apodera-se de nós o sentimento do déjà vu, de já ter visto tudo isso. A escada range.
CARPEAUX, O. M. Ensaios reunidos. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora e Topbooks Editora, 1999.
O ensaio é um gênero em que se expõem ideias, críticas e reflexões ou impressões pessoais sobre o assunto abordado. Nesse texto, ao apresentar suas impressões sobre o “mundo do contista Franz Kafka”, o autor
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(IFSUL) EMBARQUE IMEDIATO
Não basta passar pelos dias. Viva a partir de agora, com emoção
Por Márcia de LucaNeste mundo de turbulências em que estamos vivendo, muitas vezes nos sentimos deprimidos. Em certos momentos, parece que tudo está perdido, não é mesmo? Achamos que tudo está diferente, que as pessoas estão __________.
Mas aqui e agora, tome uma atitude firme em sua vida. Mude seu jeito negativo de ser, evitando que sua vida seja insignificante.
Perdoe erros que você considerava imperdoáveis, troque as pessoas insubstituíveis por gente mais leve e solta. O apego aos outros está obsoleto. Nada nem ninguém é insubstituível. Aceite a decepção que outros lhe causaram para que você também seja aceito. Sim, porque todos, inclusive nós, já decepcionamos alguém.
Antes de reagir por impulso, pare, respire fundo. E, só então, aja, com equilíbrio. Ame profundamente, __________ risadas gostosas, abrace, proteja pessoas queridas, faça amigos. Pule de felicidade e não tenha medo de quebrar a cara – se isso acontecer, encare com leveza. Se perder alguém nesta vida, sofra comedidamente – e vá em frente, pois tudo passa.
Mas, sobretudo, não seja alguém que simplesmente passa pela vida. Viva intensamente. Abrace o mundo com a devida paixão que ele merece. Se perder, faça-o com classe, se vencer, que delícia! O mundo pertence a quem se atreve a ser feliz. Aproveite cada instante dessa grande aventura.
Agora mesmo, neste __________, sente-se confortavelmente na poltrona, com a coluna ereta e de olhos fechados. Faça vários ciclos de respiração profunda e sinta o ar entrando e saindo. Quando sentir seu corpo relaxado e sua mente mais calma, pense em sua nova vida, mais leve. Desta maneira você viverá mais facilmente.
Fonte: Revista Gol – Linhas áreas inteligentes
A colocação pronominal em “Se perder, faça-o com classe...” justifica-se por:
- Física
Um corpo de massa 300kg é abandonado, a partir do repouso, sobre uma rampa no ponto A que está a 40m de altura, e desliza sobre a rampa até o ponto B sem atrito. Ao terminar a rampa AB ele continua o seu movimento e percorre 40m de um trecho plano e horizontal Bc com coeficiente de atrito dinâmico de 0,25 e, em seguida, percorre uma pista de formato circular de raio R sem atrito, conforme o desenho abaixo. O maior raio R que a pista pode ter, para que o corpo faça todo trajeto, sem perder o contato com ela é de
Dado: intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s2
- Geografia | 6.1 Agricultura
Texto I
Ao se emanciparem da tutela senhorial, muitos camponeses foram desligados legalmente da antiga terra. Deveriam pagar, para adquirir propriedade ou arrendamento. Por não possuírem recursos, engrossaram a camada cada vez maior de jornaleiros e trabalhadores volantes, outros, mesmo tendo propriedade sobre um pequeno lote, suplementavam sua existência com o assalariamento esporádico.
MACHADO, P. P. Política e colonização no Império. Porto Alegre: EdUFRGS, 1999 (adaptado).
Texto II
Com a globalização da economia ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam.
SADER, E.; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe.
São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado).Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois