É importante não confundir moralidade — certo e errado — com lei. É claro que a moralidade e a lei muitas vezes coincidem. Por exemplo, roubar e matar é moralmente errado. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.
LAW, S. Os arquivos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Quando há discordância entre moralidade e legalidade na sociedade, ocorre a existência de
Questões relacionadas
- Biologia
(IF-SUL) Qual das opções a seguir relaciona apenas animais que possuem um sistema ambulacrário para a locomoção, excreção e circulação:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O carbeto de cálcio (CaC2), mais conhecido como pedra de carbureto, é um sólido branco acinzentado que pode ser produzido a partir das reações equacionadas, a seguir:
A) CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
B) CaO(s) + 3C(graf) -> CaC2(s) + CO(g)
Em contato com a água, o carbeto de cálcio reage imediatamente, produzindo gás acetileno de fácil combustão, de acordo com a reação abaixo:
C) CaC2(s) + 2H2O(ℓ) -> Ca(OH)2(aq) + C2H2(g)
A respeito dos reagentes e produtos das três reações acima, são feitas as seguintes afirmações:
I. na reação A, ocorre a formação de um óxido básico e um óxido ácido.
II. na reação B, o carbeto de cálcio formado é um sólido iônico.
III. na reação C, o acetileno produzido é um alceno altamente inflamável.
Está correto o que se afirma em
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(EBMSP)
Na figura, tem-se a reprodução de parte de um painel em que cada região sombreada é interior a um quadrado e exterior a um quadrante de círculo inscrito no quadrado.
Sendo a medida do lado do quadrado maior igual a 4 u.c, as três regiões sombreadas totalizam uma área que mede k(4 - π) u.a, sendo o valor de k igual a:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Balão
- Papel kraft, jornal e revista
- Cola
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor a turma a confecção e pintura de um vaso, usando os
grafismos dos desenhos indígenas.
- O professor vai pedir aos alunos para primeiramente encher o balão. Não encher
muito senão o balão estoura. O vaso será feito a partir do balão.
- Peça aos alunos para pegar pedaços de papel (revista para recorte), passar cola
branca na bexiga e ir colando, até circundar toda a bexiga
- Espere secar.
- Colar uma segunda camada de papel. O ideal é fazer cada camada com um tipo de
papel . Faça a primeira com revista, a segunda com jornal e assim por diante.
- Espere secar.
- Colar uma última camada utilizando o papel kraft.
- Deve ser feito de 03 a 04 camadas, dependendo da espessura que queira dar ao vaso.
- O ideal é fazer mais camadas para o vaso ficar mais resistente.
- Espere secar.
- Depois que todas as camadas de papel estiverem secas, faça uma abertura em uma
das extremidades do que será o vaso. Retire a bexiga de dentro – neste momento ela
já deverá estar murcha.
- Depois que os “ vasos indígenas “ já estiverem devidamente preparados, os alunos
vão finalizar seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Fonte:https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso- de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
- Entregue as tintas para os alunos. Instrua que todas as vezes que forem mudar a cor
da tinta, lavar os pincéis.
- Vai ser uma experiência muito legal.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso-de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo/
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
A COR NA ARTE
- História | 5.7 Iluminismo
(UFPR) Considere o excerto abaixo, escrito pelo filósofo John Locke em 1689:
Ninguém pode impor-se a si mesmo ou aos outros, quer como obediente súdito de seu príncipe, quer como sincero venerador de Deus: considero isso necessário sobretudo para distinguir entre as funções do governo civil e da religião, e para demarcar as verdadeiras fronteiras entre a Igreja e a comunidade. Se isso não for feito, não se pode pôr um fim às controvérsias entre os que realmente têm, ou pretendem ter, um profundo interesse pela salvação das almas, de um lado, e, de outro, pela segurança da comunidade.
(LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1973, col. Os Pensadores, vol. XVIII, p. 11.)
Sobre a relação desse pensamento de Locke com o contexto político e religioso da Europa do século XVII, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) John Locke defende a separação entre poder político e poder espiritual como base para o estabelecimento de novas comunidades religiosas na Europa ocidental, em referência às novas ações da Inquisição nos reinos católicos.
( ) John Locke defende a tolerância religiosa e a separação entre a religião e o poder político civil como bases para a convivência pacífica entre os povos de religiões diferentes, em referência às guerras entre católicos e protestantes nos reinos europeus.
( ) John Locke defende a separação entre Igreja e Estado no contexto das perseguições empreendidas pelos puritanos na Inglaterra, após saírem vitoriosos da Revolução Gloriosa.
( ) John Locke defende a tolerância religiosa como condição primordial para a convivência entre diferentes religiões que nasciam na Europa no século XVII e que eram perseguidas pela Igreja Católica, como o espiritismo kardecista.