(UTFPR) Muitas doenças humanas são causadas por agentes patogênicos existentes no ambiente e transmitidos por outros animais, pela água, contato sexual, materiais contaminados etc. Assinale a alternativa que associa corretamente a doença, o seu respectivo agente etiológico (causador) e o mecanismo de transmissão de cada uma delas.
Questões relacionadas
- Biologia
(PUC-CAMP) A compostagem é um processo biológico controlado que consiste na transformação de resíduos orgânicos em húmus. Dele participam diversos tipos de microorganismos e também vermes como a minhoca.Na vermicompostagem as minhocas são usadas para digerir matéria orgânica, melhorando o arejamento e a drenagem do material. O habitat natural ideal para as minhocas é, em geral, aquele apresentado pelos solos úmidos, porosos, fofos, nitrogenados, ligeiramente alcalinos, que contenham reservas de nutrientes formados pela decomposição de vegetais ou de outros materiais. Bastam-lhes 3 mg/L de O2 para que vivam e proliferem. Preferem temperaturas entre 12 °C e 25 °C. Em solos encharcados, fogem para a superfície, não pela presença excessiva de água, mas pela falta de oxigênio; o CO2 liberado não consegue dissipar-se no exterior devido à camada líquida que o retém.
As minhocas são animais
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNIT) A figura é uma representação das etapas do clássico experimento realizado por Pasteur no século XIX.
Uma análise do experimento e suas repercussões na ciência permitem afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Observe as imagens a seguir.
Crie uma narrativa de aventura utilizando as informações dessa sequência de imagens.
O narrador pode ser em 1ª ou em 3ª pessoa.
Para construir o enredo, siga estas instruções:
Introdução/parágrafo inicial
• Comece apresentando as personagens: quem são, onde estão e por que estão em tal lugar.
Desenvolvimento/parágrafos seguintes
• Em seguida, narre o início do conflito. Ao fazê-lo, descreva o animal que as personagens encontraram no mar e conte com detalhes a reação delas. Invente à vontade, inclusive diálogos.
• Vá narrando os fatos de acordo com a sequência de imagens. Elas o ajudarão a criar a complicação e o suspense.
Desfecho
• O desfecho também deve ser adequado às imagens e, principalmente, ser coerente com os fatos anteriores.
• Ao terminar, dê um título ao texto.
Quando finalizar a primeira versão do texto, dê um título a ele. Em seguida, revise-o de acordo com o que aprendeu em suas aulas de Produção de Textos.
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UPF) Ao ocupar um ambiente, as espécies pioneiras acabam por modificá-lo e propiciar condições para que outras espécies possam se estabelecer. Podem ser consideradas espécies pioneiras, em superfícies formadas por rochas vulcânicas: